O Clubhouse anunciou o lançamento do programa de monetização da plataforma, chamado de “Payments”. De acordo com a companhia, a proposta é transferir 100% do valor arrecadado ao criador do conteúdo.
“Desde os primeiros dias do Clubhouse, um princípio orientador tem sido construir uma plataforma que coloque o criador em primeiro lugar. Nosso objetivo é ajudar os criadores a construir comunidade, público e impacto. E conforme o Clubhouse continua a crescer, é importante para nós alinhar nosso modelo de negócios com o dos criadores, ajudando-os a ganhar dinheiro e prosperar na plataforma”, diz o comunicado.
O Clubhouse aponta que todos os usuários poderão enviar pagamentos, e que irão lançar a capacidade de receber pagamentos em ondas, começando com um pequeno grupo de teste hoje. A plataforma espera coletar feedbacks, ajustar o recurso e implementá-lo para todos em breve.
Clubhouse Payments
Para enviar um pagamento no Clubhouse, basta tocar no perfil de um criador (que possui o recurso habilitado) e clicar em “Enviar dinheiro”. Basta inserir o valor que você gostaria de enviá-los. Na primeira vez que você fizer isso, será solicitado que você registre um cartão de crédito ou débito.
O Clubhouse revela que 100% do pagamento irá para o criador.
Da pessoa que enviar o dinheiro também será cobrada uma pequena taxa de processamento do cartão, que irá diretamente para o parceiro de processamento de pagamentos, Stripe. O Clubhouse não levará nada.
🔊Check this out!
Today, we’re thrilled to roll out Payments—our first monetization feature for creators. Now you can send payments directly to a *beta* group of creators directly on Clubhouse 🥳#ClubhouseNewshttps://t.co/IahdWz24CA
— Clubhouse (@joinClubhouse) April 5, 2021
De acordo com a empresa, será o primeiro de muitos recursos que permitem que os criadores sejam pagos diretamente no Clubhouse. “Estamos entusiasmados em ver como as pessoas o usam e em continuar a trabalhar arduamente para ajudar os incríveis membros da comunidade do Clubhouse a crescer e prosperar”, aponta a companhia.
O Clubhouse é um aplicativo para iPhone, limitado apenas para convidados, que se baseia em voz (áudio) ao invés de mensagens visuais (como WhatsApp). É que a empresa, com menos de um ano de existência, está se aproximando de uma avaliação de 1 bilhão de dólares, de acordo com informações do The Information. Saiba mais detalhes clicando aqui.