Claudia Leitte já está de olho no verão e revela capa do novo single "Desembaça" (Foto: Reprodução/Instagram)
in ,

Claudia Leitte aposta no pagodão baiano no novo single “Desembaça”

Ouvimos a música em primeira mão e adiantamos alguns detalhes! Veja!

Nesta sexta-feira (18), daqui a poucas horas, será lançado o novo single de Claudia LeitteDesembaça“. A música, que é super aguardada pelos bolhas, chega como uma prévia do verão e o POPline já escutou e adianta alguns detalhes para você.

Se a fanbase de Claudia queria uma música atualizada com os lançamentos do momento, esta certamente vai agradar. “Desembaça” é um pagodão baiano – que está em alta – assinado por Samir Trindade e Jack Pallas, com direção musical de Luciano Pinto, maestro e parceiro de longa data da cantora.

Claudia Leitte lança novo single "Desembaça".
Claudia Leitte lança novo single “Desembaça”. Foto: Divulgação.

O single é divertido e conta a história de um ex-casal, onde um dos lados já não está mais interessado nesse romance e quer partir pra próxima. Afinal de contas, figurinha repetida não tem a menor graça!

“Eu gosto muito dessa música, que além de ter um ritmo contagiante, traz uma mensagem de autoestima. Nós sabemos o que queremos, então não adianta tentarem insistir em algo que não seja bom pra gente. Esse é o caminho, desembaçar todas situações adversas de nossas vidas!,” disse Claudinha sobre “Desembaça”.

A faixa já começa com o riff disponibilizado por Claudia na última semana, como teaser do lançamento. Logo em sequência, já temos a ponte da música, que é um convite à coreografia, e o refrão, que é a verdadeira “quebradeira soteropolitana”.

Mão direita na frente, mão esquerda combina / faz o movimento para-brisa pro ex que quer recaída. Desembaça, desembaça da minha vida.”

O single é quase que 100% pautado no pagode baiano, originário dos guetos de Salvador, que faz parte da carreira de Claudia Leitte e que ela domina há muitos anos, uma vez que já esteve à frente de grupos deste movimento no início dos anos 2000. Entretanto, engana-se quem pensa que “Desembaça” para por aí.

No meio da música, cerca de 1 minuto e 30 segundos de duração, ela ganha uma roupagem diferente, mais caribenha. Por 20 segundos, há esse toque de dancehall com um quê de Baiana System e dizeres de quem cresceu na capital da Bahia: “Vaza, se saia meu irmão. Oxente”.

Para o último refrão, Claudia e os produtores da faixa guardaram um traço bem característico do gênero: a música cresce com a percussão até voltar à sua levada original. “Desembaça”  tem no total três minutos de duração.

Claudia Leitte lança novo single "Desembaça" nesta sexta.
Claudia Leitte lança novo single “Desembaça” nesta sexta. Foto: Divulgação.

Coreografia

O novo single de Claudinha chegará acompanhado de coreografia oficial criada por ela e Julio Lima, com colaboração de Mirela Janis e Isis Oliveira. Os passos, que deverão ser reproduzidos pelos fãs nas redes sociais, servirão também em uma ação de divulgação de “Desembaça”, que contará com grandes nomes da dança na web.

A força dos challenges, principalmente no Instagram e TikTok, já foi posta a prova e realmente funciona, alavancando singles em rankings musicais no Brasil e exterior. “Desembaça” é uma música de fácil aprendizado para cantar e isso deve se refletir na dança, que tem pontencial para viralizar nas redes.

O gênero musical

A aposta no pagodão baiano é muito certeira. O ritmo, que é velho conhecido de Claudia, está em alta e veio conquistando espaço nos últimos anos no sudeste. Uma série de artistas do pop, como Pabllo Vittar, Anitta e Pocah, já depositaram suas fichas no gênero. Luísa Sonza e Lexa também apontam na mesma direção para lançamentos futuros.

Acredita-se que o próximo verão seja dominado pelo ritmo soteropolitano em estado puro ou em fusões com funk, reggaeton e pop, como fez Vittar em “Problema Seu” e “Parabéns” com maestria. “Desembaça” vem no abre-alas desses lançamentos 2020, junto com “Me Gusta” de Anitta, single que também será lançado nesta sexta-feira.

Leia Mais:

Claudia Leitte: “querer mudar sua essência para ganhar views e likes não funciona muito bem”

Escrito por Mari Pacheco

MC Rebecca também entra pro time de lançamentos desta sexta-feira; veja teaser de “Ela Vai Atrás”

Lexa imprime sua identidade em novo álbum e apresenta clipe da “Sussu”