O recém-lançado 11º álbum de Taylor Swift, “The Tortuted Poets Department”, traz uma música intitulada “Clara Bow”. Esse é o nome de uma atriz norte-americana que fez muito sucesso na era do cinema mudo, e conseguiu também fazer a transição para o cinema falado. O termo “it girl”, utilizado até hoje, vem de Clara Bow.
Leia mais:
- Taylor Swift estreia no Threads e rede social libera experiências para os fãs
- Veja tradução de “thanK you aIMee”, música de Taylor Swift sobre Kim Kardashian
- Taylor Swift detona o ex e agrada fãs com o novo álbum, “THE TORTURED POETS DEPARTMENT”
Natural de Nova York, ela nasceu em 1905 e foi uma sex symbol nos anos 1920. A presença da atriz em qualquer produção era garantia de bilheteria e ela chegou a aparecer em oito filmes só em 1924, tamanha sua popularidade. Foi com a comédia “It”, de 1927, que ela virou a “it girl”, termo que perdura há décadas para tratar de garotas e mulheres que ditam tendências.
Na música “Clara Bow”, Taylor Swift canta “você se parece com Clara Bow nessa luz, notável” já no primeiro verso. Ao longo da canção, ela também canta “você se parece com Stevie Nicks em 75, o cabelo e os lábios” e “você se parece com Taylor Swift nessa luz, estamos amando”.
Ouça “Clara Bow”:
Como Taylor Swift, Clara Bow também teve sua vida devassada pela imprensa. Da mesma maneira que vendia ingressos, sua imagem também vendia jornais e revistas, e circularam muitas especulações sobre sua vida pessoal. Ela era tida como promíscua. Houve um momento em que a vida amorosa dela tinha mais destaque na mídia do que seu trabalho, o que incomodava muito a artista. Isso soa tão… Taylor Swift, certo?
Vale lembrar que eram outros tempos. Tempos piores. A liberdade sexual feminina não era aceitável nem vista com bons olhos. O comportamento de Clara Bow, adepta do sexo casual, era escandaloso. Para tentar se encaixar socialmente, a estrela de Hollywood chegou a se casar cinco vezes em quatro anos.
Atriz se afastou totalmente da vida pública
Ela também teve que lidar com etarismo. Com o passar dos anos, passou a ser boicotada pela indústria (algo que aflige popstars ainda hoje) e decidiu se aposentar e se afastar dos holofotes. Casada com o ator Rox Bell, ela chegou a tentar o suicídio quando ele concorreu ao Congresso. Clara Bow disse que preferia a morte a ter que voltar à vida pública.
A atriz morreu aos 60 anos em 1965 em Los Angeles, por conta de um infarto. Ela é uma das inspirações para a personagem Betty Boop.