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5 etapas fundamentais para lançar (ou ativar) seu canal no YouTube

Marina Mattoso - CEO Jangada Comunicação
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Antes de tudo, lembre-se:  o YouTube ainda é a principal forma de consumo de música no mundo.

Vamos pra mais uma série? Nas últimas colunas falei sobre plataformas de streaming e suas playlists.

Nas próximas semanas eu vou me aprofundar um pouco mais no assunto YouTube. Acompanhei o www.creatoracademy.youtube.com , uma espécie de enciclopédia pra quem quer se aprofundar na plataforma, dei umas adaptadas pra criadores da música especificamente e compartilho aqui com vocês as sugestões.

“Mas, Marina, eu não tenho condição de produzir vários vídeos pro YouTube por mês tocando minhas músicas”. E quem disse que é só de interpretação que se vive um canal de música?

Um EXCELENTE exemplo é o canal do Nando Reis. Pra quem quiser começar a elaborar um plano de comunicação do YouTube, recomendo que dê uma estudada no que ele, com sua equipe (Carol Siqueira à frente) fez no canal. Também temos o minidoc que a Drik Barbosa subiu no canal dela e o vlog do Renan Cavolik com 4 episódios como exemplo.

Então, vamos às primeiras etapas:

  1. Compartilhe suas histórias com o mundo seu público-alvo – Tenha uma clareza do objetivo que você quer conquistar e pense em qual será o público-alvo do seu canal;
  2. Busque sua paixão criativa – pense em como você gostaria de impactar as pessoas, o que gostaria de dizer, qual conhecimento/talento você pode dividir com outros e quais são seus criadores de conteúdo favoritos no YouTube e porquê eles te impactaram;
  3. Prepare seu canal (tecnicamente e criativamente)clique aqui e verifique sua conta acessando aqui;

  4. Comece a planejar seus conteúdos – Quais tipos de vídeos você pensa em subir na plataforma pra expressar sua personalidade? É sempre válido que o conteúdo editorial tenha um público similar ao público da sua música.

    Quais são as próximas datas de oportunidades no seu calendário que você pode se apropriar com um vídeo no seu canal?

    Lembre-se: embora o YouTube tenha uma audiência de 1 bilhão de pessoas por mês, mais de 400 horas de conteúdo são postadas por minutos na plataforma. Então, seja relevante!

  5. Produza os conteúdos – sim, produza com antecedência e numa quantidade maior que te dê gordura para poder se planejar.

    Depois de produzir a primeira leva de conteúdo, defina a frequência de atualização do seu canal (idealmente 1x por semana, e na pior das hipóteses, 2x por mês).
    ,

Por hoje, vou deixá-los com estes deveres de casa. É provável que você já tenha um canal que serve como um arquivo de vídeos. Lembre-se que o YouTube tem um ecossistema próprio, com usuários que consomem conteúdo lá dentro e por isso devem ser considerados.

Trabalhe bem o seu canal e o seu algoritmo. Mais uma vez: o YouTube ainda é a principal plataforma de consumo de música no mundo.

Até a próxima. Me contem o que acharam nos comentários pra que o conteúdo fique sempre mais próximo às expectativas de vocês.

Ah, e vejam abaixo alguns exemplos que citei:

Nando Reis blogueiro:

 

Poemas e textos – Nando Reis:

 

 

Mini-doc Drik Barbosa:

 

 

Vlog Renan:

 

_____________

Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Daniel Boaventura, Pretinho da Serrinha, entre outros.

A Jangada Comunicação assinou também o planejamento e execução do case digital da cantora Anitta através do lançamento mundial do vídeo-álbum trilíngue “Kisses”, em 2019.

Um dos maiores cases digitais do último ano, que possui a presença de parceiros nacionais e internacionais, além do time de Anitta e da Warner Music Brasil.

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