O serviço de música online Spotify se uniu com a Universidade de Groningen no Re música e emoções. O estudo comandado pelo neucientista Jacob Jolij mostrou o poder da música em nosso cérebro.
“A música tem poderes fortes: de nos deixar felizes como nos dar a habilidade de superar o medo. Outras músicas podem acionar hormônios que mexem diretamente com nosso humor”, disse Jolij sobre o experimento.
O Spotify selecionou diversas músicas e enviou para a pesquisa. O resultado? “Birthday”, da Katy Perry, deixa as pessoas felizes. “As músicas que deixam as pessoas com um bom humor são up-tempo, com um ritmo forte, letra positiva e em nota alta. ‘Birthday’ encoraja as pessoas a se mexerem o que é ótimo para o seu humor”, explicou o pesquisador.
“Something I Need”, do OneRepublic, por exemplo, foi ligada à tristeza por causa do seu “ritmo lento e em uma nota menor”. Já “Magic”, do Coldplay, por exemplo, foi nomeada como a música perfeita para superar o medo.
E tem mais. “Wake Me Up”, do Avicii, causa animação nos ouvintes e “All Of Me”, do John Legend, nostalgia. Já “Bad”, do David Guetta, pode desencadear a raiva.