Com o relançamento da novela “Chiquititas” de 1997 no Brasil, um tópico sensível voltou à tona: o elenco mirim não cantava de verdade. As crianças atuavam e dançavam nos clipes e nos shows, mas sempre dublando as vozes de outras pessoas. Enquanto os atores gravavam a novela, os álbuns eram gravados por outros artistas. No maior estilo Milli Vanilli.
(Foto: Divulgação)
Leia mais:
- Entenda por que o documentário sobre “Chiquititas” não saiu!
- Criadora de “Chiquititas” e “Rebelde”, Cris Morena adoraria produzir no Brasil
- “Anos Depois”: veja o trailer do documentário sobre as “Chiquititas”
O primeiro álbum de “Chiquititas” – com os sucessos “Remexe”, “Mentirinhas” e “Tudo Tudo” – saiu em 1997 e bateu duas milhões de cópias vendidas. A produção ficou a cargo de Arnaldo Saccomani, e esse é um álbum cheio de curiosidades. O cantor Leandro Léo, conhecido pela música “João de Barro”, por exemplo, era uma criança na época e fazia parte do coro infantil. Ele também gravou o segundo álbum.
(Fotos: Instagram @criancasqtrabalham e @leandroleo)
Na época, Leandro Léo fazia parte de um grupo musical infantil chamado Timdolelê, ao lado de Letícia e Lais. Elas também botaram voz no coro dos álbuns de “Chiquititas”. O primeiro álbum foi gravado no Brasil, mas os outros foram feitos na Argentina, então o grupo chegou a conhecer o elenco da novela.
(Foto: Instagram @leandroleo)
Já a voz da Mili (Fernanda Souza) em “Era Uma Vez” era, na verdade, de uma mulher adulta: a cantora e professora de canto Maria Diniz, que tinha muita experiência com jingles nos anos 1990. Ela também participou dos álbuns seguintes, dando voz a outros personagens, como a Fran (Elisa Veek) em “Passarinho”.
As vozes por trás das Chiquititas
Já a voz da Tati (Ana Olivia Seripieri) em “Mentirinhas” é da cantora Lais Yasmin, que fez sucesso na infância com as músicas “Declaração” e “O Que É o Amor”. Ela tinha cinco anos quando gravou o primeiro álbum de “Chiquititas”. Quando cresceu, ela também foi semifinalista na 7ª temporada do “The Voice Brasil”. Lais Yasmin foi creditada apenas como Yasmin no álbum.
@laisyasminreal #chiquititas #mentirinhas #cantora ♬ som original – Lais Yasmin
Flavia Monteiro gravou os próprios vocais a partir do segundo álbum de “Chiquititas”. Mas, no primeiro, as músicas da personagem Carolina, “Te Encontrei” e “Por Que Deus”, também foram gravadas por outra pessoa: a adolescente Thais Nascimento, filha do produtor do álbum, Arnaldo Saccomani.
(Foto: Instagram @thaisnascimentosaccomani)
As vozes se repetiam muitas vezes. O cantor e compositor Caio Flávio emprestou sua voz para Júnior (Alex Benn) em “Te Encontrei” e, anos mais tarde, para Felipe (Marcos Pasquim) em “Estou Louco”.
(Fotos: Divulgação / Instagram @chiquititas.fansanosdepois)
A lista completa de vozes do primeiro e do segundo álbum de “Chiquititas” inclui Yasmin, Angela Márcia, Thais, Caio Flávio, Carol, Maria Diniz, Ringo, Fernando Augusto, Letícia, Laís e Leandro Leo.
(Foto: Divulgação)
Embora os nomes dos cantores reais viessem nos créditos dos encartes dos álbuns, os atores de “Chiquititas” não assumiam isso publicamente. Isso fica evidente nesta entrevista para Silvio Santos:
Nessa época elas eram obrigadas a mentir na cara dura que cantavam realmente no CD. E na minha cabeça faz todo sentido! #Chiquititas #GeraçãoChiquititas pic.twitter.com/Dj7HnT1j3y
— Apolo (@apolodelucca) December 15, 2024
![](https://portalpopline.com.br/wp-content/uploads/2024/08/logo-popline-svg.webp)