in

“Checkmate”: Conversamos com profissionais do meio musical sobre as novas estratégias da Anitta


O anuncio inesperado feito por Anitta está dando o que falar no mercado musical. A cantora revelou que pretende lançar uma música inédita, acompanhada por um clipe, todo mês, a partir de setembro. O projeto batizado de “Checkmate” é uma estratégia inédita na indústria fonográfica brasileira, que tem passado por um momento de consumo digital nunca visto antes.

POPline conversou com alguns profissionais do meio musical para saber o que eles acham sobre o projeto de Anitta. Conversamos com executivos, produtores, radialistas e contratantes de shows logo após que a cantora contou a novidade em suas redes sociais.

Responsável pela sua própria carreira, Anitta chama a atenção por modelar seu planejamento de marketing a cada lançamento – em parceria com sua assessoria de comunicação e gravadora. Roberta Pate, executiva do Spotify, vê o empenho da estrela como um diferencial. “A Anitta é uma artista que tem acertado em todas seus últimos lançamentos. Tem coragem, criatividade e um feeling muito bom para o que vai funcionar para seu público. Ela já quebrou alguns recordes no Spotify e se envolve pessoalmente nas campanhas”, pontua Pate.

André Almada, sócio da casa noturna The Week, comemorou a novidade como mais um ato inovador da estrela: “Nós produtores de eventos precisamos de novidades. Acredito que essa inovação da Anitta é louvável. Sabemos que não deve ser uma tarefa fácil para um artista criar um clipe novo todo mês. Além de exigir muito, é preciso conciliar o criativo com a agenda de shows. É o momento da Anitta e é incrível como ela tem fôlego para se renovar!”

Para Renato Edde, Artístico da rádio Transamérica Rio, a estratégia da artista tem a ver com os novos rumos do mercado. “A produção de música ficou muito facilitada nos últimos anos. Com a tecnologia, hoje em dia, é possível finalizar uma música em 10 dias.”, disse. Ele acrescentou: “Tem um lado ruim, porque ela vai ter pouco tempo para trabalhar uma música. Caso lance 12 faixas num ano, ela vai trabalhar sua imagem como artista e não hits.”

Também ouvimos o DJ e produtor Boss In Drama, que tem hits com nomes como Karol Conka e Banda Uó: “A Anitta está fazendo uma ação a par do novo mercado musical. Hoje em dia só os fãs buscam ouvir o disco inteiro do artista, as pessoas no geral só se apegam aos singles que ouvem no Spotify ou vêem no YouTube. Ao invés da Anitta lançar um disco para os fãs, ela vai lançar várias músicas que vão atrair a atenção de todo mundo…. e no final, todos vão ter ouvido todas as músicas, ao contrario de lançar um disco “fechado”, que nem todo mundo vai prestar atenção no trabalho completo.”

Anitta tem uma agenda de shows intensa pelo Brasil e quanto mais músicas novas, mais ela amplia seu público. “A estratégia é genial. Anitta é a maior hit maker no Brasil. Ela esta criando um podium e o topo para ser ocupado só por ela. É ela concorrendo com ela mesma, oferecendo mais e mais pro público e cativando cada vez mais fãs. Em tempos de comunicação nas plataformas digitais e da efemeridade dos assuntos ela fará com que seja sempre assunto e ponto final!”, pontua Ricardo Lucas, proprietário da Victoria Haus em Brasília, que já realizou 10 shows da diva na cidade.

Anitta pode estar prestes a criar uma tendência na cena nacional, segundo Luci Moret, Coordenadora Artística da Mix Rio FM. “Num mercado musical dinâmico como o que vivemos hoje, vai ser mais um golaço dela. Tem tudo pra virar tendência. Aliás, não esperava nada menos da Anitta. Se tem alguém que está um passo a frente certamente é ela.”, afirma Luci.

Outro comentário relevante que ouvimos foi da Karen Pedroso, Diretora de Marketing e Comunicação da Move Concerts, companhia por trás de grandes shows internacionais no Brasil, incluindo Ed Sheeran e Ariana Grande nos últimos meses. “Anitta tem feito um trabalho incrível e consistente. Um single/clipe por mês é uma idéia arrojada e resta entender o quanto o mercado consegue absorver e digerir isso tudo”, reconhece a executiva.

Por fim, a empresa por trás do relacionamento de Anitta com a imprensa, a Mattoni Comunicação apoia a artista em seguir uma tendência global. “A demanda por singles é cada vez maior. Anitta é um gênio do marketing pessoal. Ela veio para marcar uma época no Brasil”, conclui Paulo Mattoni.

O primeiro single do projeto “Cheque Mate” será lançado em setembro. Ainda não foi revelado qual será o sucessor de “Paradinha”, sucesso espontâneo lançado em maio. No último domingo, Anitta levou cerca de 200 profissionais para rodar no Vidigal o clipe da faixa “Vai Malandra” – provavelmente um dos singles do projeto.