O trap brasileiro não conseguiu superar o sertanejo universitário a ponto de se tornar o gênero musical mais escutado no Spotify Brasil em maio, como divulgado por várias páginas e veículos. Essa informação errada é baseada apenas no número crescente de trappers nas primeiras posições do Top 50 Brasil, que mostra as músicas mais escutadas diariamente por brasileiros na plataforma.
Em maio, apesar dos grandes lançamentos de rap, o ritmo ficou em sexto lugar no país, ainda atrás de arrocha, sertanejo, agronejo e pop.
LEIA MAIS:
- Apesar de boicotes, “A Pequena Sereia” ultrapassa US$500 milhões em bilheteria
- Sucesso de streams! Matuê alcança marca inédita no trap brasileiro
- Gugu GR6 lança selo com foco em novos talentos do Trap e Funk
- “Dos trapos à riqueza”: trailer de “The Idol” mostra ascensão de cantora
Ainda assim, há muito o que comemorar. No mesmo período, o trap registrou um crescimento de 7% no Spotify – número expressivo considerando a quantidade de gêneros e subgêneros catalogados pela plataforma.
Na época, projetos como o EP “Contradições” do KayBlack e o álbum “Dos Prédios Deluxe” do Veigh dominaram as primeiras posições dos rankings das músicas mais escutadas no tocador. Além disso, o retorno de Matuê com o single “Conexões de Máfia” e a repercussão do álbum “Little Love Deluxe“, de Cabelinho, também contribuíram para a presença do gênero nos charts.
A música urbana continua marcando presença na lista de gêneros mais escutados no Spotify em maio, com o funk carioca superando gêneros como rock e MPB, por exemplo.
Entenda
De maneira geral, a presença da música urbana, especialmente o trap, entre as músicas mais escutadas tem aumentado nos últimos meses por conta de sucessos como “Novo Balanço“, “Tá Ok“, “Conexões de Máfia” e “Cartão Black“, entre vários outros. No dia 23 de maio, três músicas de trap stars estavam entre as cinco mais escutadas no Top 50, competindo com hits de Ana Castela e Israel e Rodolffo. Apesar dessa frequência e do destaque, o gênero não foi o mais escutado na plataforma.
Por serem gêneros musicais mais antigos, o sertanejo e o sertanejo universitário possuem uma grande quantidade de canções e artistas registrados na plataforma, o que contribui para a manutenção da liderança. Além disso, há um investimento tradicionalmente superior em artistas desse nicho. Enquanto isso, o trap brasileiro traduz a linguagem da juventude e ganhou relevância nos últimos cinco anos.
Em maio, os artistas mais escutados foram:
- Ana Castela
- Marília Mendonça
- Henrique & Juliano
- Jorge & Mateus
- MC Ryan SP
- Mari Fernandez
- MC Cabelinho
- Matheus & Kauan
- Gusttavo Lima
- KayBlack
As músicas mais escutados no período foram:
- Leão, por Marília Mendonça
- Bombonzinho – Ao Vivo, por Ana Castela e Israel & Rodolffo
- Eu Gosto Assim – Ao Vivo, por Gustavo Mioto e Mari Fernandez
- Coração de Gelo, por WIU
- Nosso Quadro, por Ana Castela
- Felina, por WIU e MC Ryan SP
- Evoque Prata, por DJ ESCOBAR, MC MENOR HR e MC MENOR SG
- Roça Em Mim, por Ana Castela, Luan Pereira, Zé Felipe
- Haja Colírio – Ao Vivo, por Guilherme & Benuto e Hugo & Guilherme
- Zona de Perigo, por Leo Santana
Dados concedidos ao POPline pelo Spotify.