O trap brasileiro não conseguiu superar o sertanejo universitário a ponto de se tornar o gênero musical mais escutado no Spotify Brasil em maio, como divulgado por várias páginas e veículos. Essa informação errada é baseada apenas no número crescente de trappers nas primeiras posições do Top 50 Brasil, que mostra as músicas mais escutadas diariamente por brasileiros na plataforma.
Foto: Divulgação
Em maio, apesar dos grandes lançamentos de rap, o ritmo ficou em sexto lugar no país, ainda atrás de arrocha, sertanejo, agronejo e pop.
LEIA MAIS:
- Apesar de boicotes, “A Pequena Sereia” ultrapassa US$500 milhões em bilheteria
- Sucesso de streams! Matuê alcança marca inédita no trap brasileiro
- Gugu GR6 lança selo com foco em novos talentos do Trap e Funk
- “Dos trapos à riqueza”: trailer de “The Idol” mostra ascensão de cantora
Ainda assim, há muito o que comemorar. No mesmo período, o trap registrou um crescimento de 7% no Spotify – número expressivo considerando a quantidade de gêneros e subgêneros catalogados pela plataforma.
Na época, projetos como o EP “Contradições” do KayBlack e o álbum “Dos Prédios Deluxe” do Veigh dominaram as primeiras posições dos rankings das músicas mais escutadas no tocador. Além disso, o retorno de Matuê com o single “Conexões de Máfia” e a repercussão do álbum “Little Love Deluxe“, de Cabelinho, também contribuíram para a presença do gênero nos charts.
Foto: Fernandezz
A música urbana continua marcando presença na lista de gêneros mais escutados no Spotify em maio, com o funk carioca superando gêneros como rock e MPB, por exemplo.
Entenda
De maneira geral, a presença da música urbana, especialmente o trap, entre as músicas mais escutadas tem aumentado nos últimos meses por conta de sucessos como “Novo Balanço“, “Tá Ok“, “Conexões de Máfia” e “Cartão Black“, entre vários outros. No dia 23 de maio, três músicas de trap stars estavam entre as cinco mais escutadas no Top 50, competindo com hits de Ana Castela e Israel e Rodolffo. Apesar dessa frequência e do destaque, o gênero não foi o mais escutado na plataforma.
Por serem gêneros musicais mais antigos, o sertanejo e o sertanejo universitário possuem uma grande quantidade de canções e artistas registrados na plataforma, o que contribui para a manutenção da liderança. Além disso, há um investimento tradicionalmente superior em artistas desse nicho. Enquanto isso, o trap brasileiro traduz a linguagem da juventude e ganhou relevância nos últimos cinco anos.
Em maio, os artistas mais escutados foram:
- Ana Castela
- Marília Mendonça
- Henrique & Juliano
- Jorge & Mateus
- MC Ryan SP
- Mari Fernandez
- MC Cabelinho
- Matheus & Kauan
- Gusttavo Lima
- KayBlack
As músicas mais escutados no período foram:
- Leão, por Marília Mendonça
- Bombonzinho – Ao Vivo, por Ana Castela e Israel & Rodolffo
- Eu Gosto Assim – Ao Vivo, por Gustavo Mioto e Mari Fernandez
- Coração de Gelo, por WIU
- Nosso Quadro, por Ana Castela
- Felina, por WIU e MC Ryan SP
- Evoque Prata, por DJ ESCOBAR, MC MENOR HR e MC MENOR SG
- Roça Em Mim, por Ana Castela, Luan Pereira, Zé Felipe
- Haja Colírio – Ao Vivo, por Guilherme & Benuto e Hugo & Guilherme
- Zona de Perigo, por Leo Santana
Dados concedidos ao POPline pelo Spotify.
