Na próxima segunda-feira (8), Charli XCX recebe o prêmio de Impacto Global da Associação Americana de Compositores (ASCAP), numa cerimônia em Los Angeles. A artista passará a fazer parte do hall de premiadas, que reúne nomes como Lana Del Rey e Hillary Lindsey.
- LEIA MAIS:
- Beyoncé recebe prêmio no iHeartRadio Awards e pede mudanças na indústria musical
- Charli XCX e Kacey Musgraves estão entre os lançamentos da semana!
- Paul McCartney reage a “Blackbird” na voz de Beyoncé: “Versão maravilhosa”
- Jesús López, CEO da Universal Music na LATAM recebe a Medalha de Ouro por Mérito em Belas Artes da Coroa espanhola
Conhecida do público brasileiro, Charli XCX já foi premiada ao longo de sua carreira com o troféu do Prêmio Ivor Novello Visionary e nomeada em edições anteriores no Grammy, BRIT Awards e MTV EMA. No país, a artista já colaborou com Pabllo Vittar com o single ‘Flash Pose’, de 2020, e se apresentou no festival Primavera Sound, com direito a encontro com fãs no metrô, em 2022.
“Para mim, escrever músicas não é uma questão de estrutura ou fórmula ou de fazer o que anteriormente ‘funcionou’. Na minha opinião, não existe nenhum código especial ou livro de regras que deva ser seguido para obter uma música incrível. As melhores músicas para mim são boas porque podem fazer você se sentir o personagem principal do seu próprio filme ou porque têm algum tipo de qualidade indescritível que as torna viciantes”, afirma Charli XCX em pronunciamento oficial.
Com dezesseis anos de carreira, Chali XCX colaborou na composição de ‘Señorita’, ao lado de Camila Cabello e Shawn Mendes, e de ‘Same Old Love’, de Selena Gomez. Seu trabalho também pode ser visto em ‘Fancy’, feat. com Iggy Azalea, e ‘Doing It’, colaboração com Rita Ora.
“Charli é uma força criativa imparável. Seu estilo vanguardista é ousado, autêntico e contagiante, pois ela infunde o melhor do mundo underground e mainstream em sua música. Ela não está apenas moldando a música pop – ela está redefinindo-a”, declara Paul Williams, presidente da ASCAP.
As atenções na carreira de Charli XCX também estão voltadas para seu sexto álbum de estúdio, BRAT, continuação de CRASH, de 2022. Na época, o então lançamento ficou em primeiro lugar na parada oficial de álbuns do Reino Unido. Charli também contribuiu com a trilha sonora do filme ‘Barbie’, na faixa ‘Speed Drive’, no ano passado. A compositora também é co-produtora executiva da trilha sonora do filme ‘Mother Mary’ da A24, com Jack Antonoff, e produz música original para a série ‘Overcompensating’, de Benito Skinner.
Nos bastidores da indústria fonográfica, Charli também dirige seu próprio selo, Vroom Vroom Recordings. Também dirige videoclipes e co-gerencia o desenvolvimento de artistas, incluindo o compositor de pop alternativo em ascensão ELIO, o artista e produtor eletrônico Kelly Lee Owens, e a banda feminina Nasty Cherry, um grupo que ela formou e que foi documentado na série da Netflix de 2019, ‘I’m With the Band’.