Começou a temporada de premiações de cinema – a chamada corrida pelo Oscar. “Top Gun: Maverick”, o filme que mais faturou em venda de ingressos em 2022, está aparecendo em algumas listas. Mas será que o longa-metragem estrelado e produzido por Tom Cruisetem chances no Oscar?
O primeiro “Top Gun”(1986) recebeu quatro indicações ao Oscar – todos em categorias técnicas – e venceu o de melhor música original por “Take my Breath Away”.“Top Gun: Maverick” tem dado sinais de que pode se sair melhor, abocanhando também algumas indicações nas categorias principais.
O PGA Awards – prêmio do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos – divulgou sua lista de indicados na quinta (12/1). “Top Gun: Maverick” conseguiu uma nomeação a melhor filme. Esse é um termômetro importante para o Oscar, porque os votantes do PGA também integram a Academia que vota no Oscar.
Outro termômetro importante é o SAG Awards – prêmio do Sindicato de Atores. A lista de nomeados, divulgada nesta semana, só incluiu o filme na categoria melhor elenco de dublês. É um sinal de que Tom Cruise e companhia não aparecerão nas categorias de atuação do Oscar.
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)
E Lady Gaga? Música para “Top Gun: Maverick” conseguirá indicação?
Por outro lado, “Top Gun: Maverick” tem Lady Gaga como carta na manga. A música “Hold My Hand”, que ela gravou especialmente para o filme, tem marcado presença na lista de indicados das premiações votadas por críticos. Resta saber se a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seguirá esse fluxo. Como o primeiro filme ganhou um Oscar justamente de melhor canção original, o histórico pode ser levado em consideração.