in

CEO da Academia explica ausência de Harry Styles na lista de indicados ao Grammy 2018


Neil Portnow, CEO da Recording Academy do Grammy Awards, concedeu uma entrevista para a revista Variety nesta terça (28/11), como parte da divulgação da lista de indicados da 60ª edição da cerimônia, marcada para 2018. Uma das perguntas foi sobre a ausência de Harry Styles na lista de nomeados – resultado do voto de 13 mil membros da Academia. A crítica considerou que Harry fez um trabalho de qualidade em seu álbum solo, e o público esperava pelo menos uma nomeação. Mas, para Neil, é muito compreensível que ele tenha “sido ignorado” na lista.

– Eu acho que Harry está em uma situação única. Ele não é novato, porque teve proeminência como membro de um fenômeno de sucesso mundial, o One Direction, com uma quantidade enorme de fãs. Agora ele saiu desse mundo e está criando sua própria visão pessoal, musicalmente bem diferente, mesmo em termos de imagem e público. Um poderia dizer que talvez seja um período de transição e, para nossos votantes, a questão é: ele alcançou o nível de excelência que mereceria uma nomeação? Não aconteceu neste ano, mas [ele pode ter perdido] só por um voto. É uma situação democrática. Não posso dizer que não houve apoio na filiação ao trabalho que ele está fazendo. É apenas como aconteceu neste ano. Ele é o tipo de artista que parece que terá uma longa carreira. – declarou Neil.

Na mesma entrevista, o CEO da Academia também falou sobre as poucas indicações recebidas por Ed Sheeran. A Varitey o questionou porque o cantor era tido como um dos nomes mais fortes para a premiação deste ano: o esperado era um grande embate entre Ed e Kendrick Lamar. Kendrick recebeu seis nomeações, mas Ed apenas duas – só nas categorias pop.

– Acho que temos que colocar isso pelas lentes de nossos membros votantes: não é sobre fãs, sobre quem teve mais hits, maiores vendas ou sucesso nas paradas. É a capacidade, certo? São apenas cinco em cada categoria, então escolhas difíceis são feitas. Na minha opinião, não há uma categoria do Grammy que seja mais importante ou valiosa do que qualquer outra. Elas representam diferentes elementos. Em termos de Ed e as músicas que ele fez, certamente nossos votantes pensaram muito nele e ele está indicado [para dois prêmios]. Em termos de onde ele é nomeado, essa é a opinião dos votantes e tenho que respeitar.