Sim, você leu corretamente no título da matéria: Celine Dion não ganhou o Oscar com “My Heart Will Go On”. Na verdade, a música-tema do filme “Titanic” (1997), de fato, levou o Oscar de melhor canção original, mas o prêmio não foi dado à Celine Dion. Esta categoria do Oscar premia apenas os compositores das músicas – no caso James Horner e Will Jenings.
Leia mais:
- Em documentário, Celine Dion conta como enganou fãs em shows
- Mais que “Titanic”: 5 músicas de Celine Dion em trilhas de filmes
- “Não vou parar”, avisa Celine Dion em trailer de documentário
- Saiba como está a saúde de Céline Dion, que surpreendeu com aparição no Grammy
É claro que, ainda assim, foi uma noite de glória para Celine Dion. Ela subiu no palco da premiação em 1998 para cantar “My Heart Will Go On”, que sem dúvida era o maior sucesso mundial da época. Não havia nenhuma dúvida de que a canção seria premiada.
Celine, no entanto, não consta na lista de premiados do Oscar, por essa questão técnica. O prêmio é para os compositores. O Oscar não reconhece os intérpretes das músicas, a menos que sejam também compositores das mesmas (o caso, por exemplo, de Lady Gaga com “Shallow”).
“My Heart Will Go On” ganhou quase todos os prêmios da época. A música vendeu mais de 18 milhões de cópias e certamente mudou a carreira de Celine Dion para sempre. A cantora ganhou dois Grammys por esse trabalho – os de Gravação do Ano e de Melhor Performance Pop Vocal Feminina.
Confira o clipe de “My Heart Will Go On”!
O single coleciona certificados de sucesso pelo mundo: diamante na França, 4x platina nos Estados Unidos e na Alemanha, e 3x platina no Reino Unido e na Bélgica, entre outros. A música é considerada uma das “canções do século” pela Associação da Indústria Fonográfica da América.