Deolane Bezerra foi transferida da Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife, para a Colônia Penal Feminina de Buíque, localizada no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira (10), a influenciadora voltou ao presídio após ter sua prisão domiciliar revogada. É que, para a Justiça, Deolane descumpriu medidas cautelares ao falar com a imprensa e fãs logo após deixar o presídio. Agora, ela é mantida em cela reservada em penitenciária que tem vaga para 107 presas, mas que atualmente abriga 264 detentas.
LEIA MAIS:
- Polêmica de Deolane ganha novo capítulo com Virginia e Carlinhos Maia; entenda!
- Irmãs de Deolane Bezerra abrem processo contra o SBT por danos morais
- Por que a Justiça de Pernambuco voltou atrás na prisão de Deolane?
- Deolane tirou fotos com fãs antes de ser presa nesta terça; veja
De acordo com o G1, em matéria veiculada no início desta quarta-feira (11), a unidade prisional para a qual Deolane foi enviada é dividida em dois pavilhões, um que comporta 70 presas e um outro que é destinado para pouco mais de 30. O presídio, no entanto, estaria abrigando 157 detentas a mais que sua capacidade.
A Colônia Penal Feminina de Buíque fica situada a cerca de 150 quilômetros de Caruaru, a maior cidade do Agreste do estado, na divisa entre uma área de mata e outra urbana e com casas próximas. À época do auge da pandemia de Covid-19, houve uma suspensão das visitas e, no mesmo período, foram criados projetos de inclusão, lazer e educação às detentas.
A SEAP/PE (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco) alegou que a influenciadora está em uma cela reservada para “resguardar a sua integridade física”.
Deolane tirou fotos com fãs antes de ser presa nesta terça; veja
Antes de ter a prisão decretada pelo descumprimento de regras definidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, Deolane Bezerra se encontrou com fãs em um Fórum de Recife na tarde desta terça-feira (10). A ida da advogada causou uma grande comoção, com pessoas pedindo fotos no local.
Por que Deolane Bezerra teve que voltar para a cadeia?
Deolane Bezerra voltou para prisão, de acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por ter descumprido medida cautelar imposta pelo Judiciário. As regras do habeas corpus, que deixaria a advogada responder em prisão domiciliar, determinavam que ela não poderia se manifestar por meio de redes sociais, imprensa e outros meios de comunicação.
Ao sair da penitenciaria, no entanto, a influenciadora falou não só com o público, mas também com a imprensa presente. Por isso, a Polícia Civil decidiu que ela deveria voltar para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do Estado. Ela também não poderia ter contato com os demais investigados, além da obrigação de permanecer em casa todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo.
Ao G1, o TJPE emitiu uma nota e revelou que “os autos permanecem em sigilo para proteger a intimidade dos demais investigados” e que “qualquer manifestação relacionada ao caso será feita exclusivamente nos autos e acessível apenas às partes envolvidas”. Agora, a advogada continuará detida, assim como a sua mãe, Solange Bezerra.