in

CD Baby revela ter pago mais de US$ 1 bilhão a artistas desde que foi fundada

A empresa também revelou que mais de um milhão de artistas em todo o mundo distribuíram mais de 10 milhões de faixas por meio da plataforma

Foto: Rod Long/Unsplash | Logo: CD Baby

A CD Baby, plataforma de distribuição de propriedade da Downtown Music Holdings, atingiu um marco financeiro significativo. A distribuidora DIY revelou ter pago mais de US $ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,57 bilhões na cotação atual) para artistas desde que a empresa foi fundada em 1998.

Além disso, de acordo com o portal Music Business Worldwide, a empresa afirmou que mais de um milhão de artistas em todo o mundo distribuíram mais de 10 milhões de faixas por meio da plataforma. Downtown adquiriu a CD Baby como parte de sua aquisição de US$ 200 milhões do AVL Digital Group e seu portfólio de negócios, em março de 2019.

Ainda de acordo com a publicação, a empresa afirma que “milhões de artistas, compositores e clientes empresariais” de mais de 145 países, incluindo muitas das maiores empresas de música, entretenimento e jogos, gerenciam mais de 23 milhões de ativos musicais em suas plataformas.

“Como parceiros de negócios desde 2014, apreciamos a profundidade da organização da CD Baby e sua base de clientes incrivelmente leais, dois impulsionadores principais de nossa aquisição. Únicos na indústria, eles entenderam há muito tempo que nem todos os criadores são iguais, cada um com sua própria história, ambição e arte para compartilhar”, disse Andrew Bergman, CEO do Downtown.

E completa: “Com a CD Baby agora aproveitando recursos em toda a plataforma de Downtown, incluindo tecnologia, cobrança de royalties, operações de licenciamento global e capital, somos capazes de direcionar patrimônio e inovação para todos os criadores em um ritmo acelerado”;

Leia mais:

Já o presidente da CD Baby, Joel Andrew, acrescentou que para eles não se trata apenas de “quanto ganham os maiores ganhadores”, mas também do que o pagamento significa para todos os artistas únicos com quem trabalham e que estão traçando seu próprio caminho, com base em sua criatividade visão e suas versões pessoais de sucesso.

E finaliza: “Nossa missão sempre foi trabalhar o máximo possível para servir músicos que se dedicam a fazer o que querem, do jeito deles. Nosso sucesso é um reflexo do sucesso deles”.

O relacionamento da CD Baby com a Downtown começou em 2014 com o lançamento do “CD Baby Pro”, uma solução de coleta de royalties para compositores para clientes da distribuidora usando a plataforma Songtrust. A Downtown agora tem uma equipe global de 600 funcionários em mais de 20 cidades.