Som Livre homenageia o legado de Cazuza com a campanha (Re)Descubra, ‘Cazuza: O Poeta Vive’, que foi disponibilizado nas plataformas de áudio no dia 18 de agosto com quatro gravações inéditas de sua obra, nas vozes de expoentes da nova geração: Silva (‘Preciso Dizer que Te Amo’), Thiago Pantaleão e Marô (‘Pro Dia Nascer Feliz’), Luiza Martins (‘Codinome Beija-Flor’) e Reddy Allor (‘O Tempo Não Para’).
Em entrevista para o POPline.Biz, Daniela Barcellos, Gerente de Digital Sales e Operações da Som Livre, conta sobre os bastidores da elaboração da iniciativa.
A produção musical foi assinada por Lucas Romero e Felipe Vassão. A gravadora também disponibilizou visualizers destas faixas em seu canal do YouTube.
O projeto, que foi lançado no ano em que Cazuza completaria 65 anos, evidencia a atemporalidade das letras do artista e como o cantor continua influenciando as novas gerações. Além das novas versões, a coletânea traz outras 20 canções do início da carreira do cantor, cujos dois primeiros álbuns – homônimos – do Barão Vermelho, de 1982 e 1983, e o disco de estreia como artista solo, ‘Exagerado’ (1985), foram lançados pela Som Livre.
Segundo Daniela Barcellos, Gerente de Digital Sales e Operações da Som Livre, a seleção do repertório foi feita a partir da escolha das faixas mais emblemáticas que marcaram o início da carreira do Cazuza, contemplando tanto músicas do Barão Vermelho quanto do seu primeiro trabalho solo, o álbum ‘Exagerado’.
“Para a escolha do repertório, a ideia foi selecionar as faixas mais emblemáticas que marcaram o início da carreira do Cazuza, contemplando tanto músicas do Barão Vermelho quanto do seu primeiro trabalho solo, o álbum ‘Exagerado’. É uma seleção de canções belíssimas, que marcam até hoje a nossa cultura musical e evidenciam a versatilidade artística do poeta. Do total, 24 faixas foram escolhidas para o projeto ‘Cazuza: O Poeta Vive’, sendo quatro regravações nas vozes de artistas incríveis, com o objetivo de celebrar o ano em que Cazuza faria 65 anos e que a faixa ‘Pro Dia Nascer Feliz’ completa seu 40º aniversário”, conta Daniela Barcellos, Gerente de Digital Sales e Operações da Som Livre.
A relação de Cazuza com a Som Livre vai além de esta ter sido a primeira casa da sua trajetória artística profissional e se entrelaça com a história da gravadora em si. Nascido Agenor Miranda de Araújo Neto, o artista é filho de João Araújo, fundador do selo, e Lucinha Araújo.
“Qualquer projeto sobre a obra do meu filho, a mim me encanta, porque até hoje todos foram bem sucedidos e a eternidade tem a ver com isso. Ele já morreu há 33 anos, mais tempo do que ele viveu, e até hoje é falado e regravado. Desejo muito sucesso para os artistas envolvidos neste projeto, o Cazuza dá sorte para todo mundo que o regrava”, comenta Lucinha Araújo, mãe de Cazuza.
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O projeto (Re)Descubra da Som Livre
A campanha (Re)Descubra é uma iniciativa da Som Livre, que tem como objetivo presentear os saudosistas e reapresentar para as novas gerações um pouco mais da história musical do país.
Entre outros lançamentos da campanha, está uma homenagem aos 50 Anos de ‘Acabou Chorare’ em 2022, dos Novos Baianos, com um compilado de remixes assinados por Ruxell, além da disponibilidade pela primeira vez no streaming do disco ‘Trem Azul’, gravado no último show em vida de Elis Regina, e lançado em forma de homenagem no dia de seu aniversário neste ano.
“A seleção dos nomes foi feita pensando em jovens talentos da cena musical contemporânea, que de alguma forma possuem uma sensibilidade referente às obras do Cazuza, contemplando a diversidade artística, individualidade e atitude de cada um. A proposta foi dar continuidade ao legado de um ícone da MPB que começou sua carreira na Som Livre também muito jovem, mantendo como princípio a ideia de colocar em evidência a nova geração de talentos da música brasileira”, disse Daniela Barcellos, sobre os clássicos que fazem parte da campanha (Re)Descubra da Som Livre.
Daniela Barcellos diz que a campanha (Re)Descubra é contínua na Som Livre. O objetivo é trazer catálogos atemporais da música brasileira sempre com uma nova roupagem e, também, aproximar e/ou despertar a curiosidade das novas gerações.
“Existe uma visão de nostalgia, mas vai além disso. É uma forma de ampliar o alcance e o conhecimento a respeito de hits e artistas icônicos que deixaram sua marca na cultura nacional. Por isso nossa estratégia vai além do digital e projetos que considerem ainda mais visibilidade para esses artistas e seus legados estão sempre no nosso radar”, finaliza.