A Copa do Mundo 2022 continua a todo vapor e nesta quinta-feira (24) Uruguai e Coreia do Sul estreiam as disputas do grupo H. O jogo será transmitido a partir das 10h (horário de Brasília) e promete ser uma partida emocionante. Apesar do Uruguai apresentar uma certa vantagem contra a Coreia do Sul em campo, quando o assunto é música a situação é outra. Veja!
LEIA MAIS:
- Catar 2022: Saiba o horário de Suíça x Camarões na Copa do Mundo
- Copa da galera! Veja os eventos pelo Brasil que terão transmissão dos jogos
- Felipe Neto rejeita convite para Copa e expõe motivo para fãs
Assim como todos os países da América Latina, o Uruguai também é rico em cultura e cheio de influências, principalmente quando o assunto é música. Apesar de ser bem próximo culturalmente da Argentina, o que faz o Tango possuir uma grande importância no país, há outros ritmos presentes na região. O candombe, ritmo afro-latino, é de extrema importância para o Uruguai. Além disso, possui uma sonoridade muito parecida com o que é produzido no Brasil.
De qualquer forma, é possível encontrar todo tipo de artista no Uruguai, dos mais clássicos até os mais pop. No entanto, o artista que conseguiu uma projeção mundial foi Jorge Drexler. Com suas canções românticas, o músico conquistou o mundo inteiro. O artista ficou bastante conhecido com “Al otro lado del río“, primeira música em espanhol a ganhar o Oscar de Melhor Canção Original.
Jorge Drexler continua fazendo bastante sucesso. Na última edição do Grammy Latino, deixou a premiação com sete estatuetas, incluindo duas muito cobiçadas: Gravação do Ano e Canção do Ano, com “Tocarte“, sua parceria com C. Tangana.
LEIA MAIS:
- Por que as músicas da Shakira para a Copa ainda são as favoritas?
- Comentarista da BBC ignora FIFA e usa braçadeira One Love
- Histórico! Renata Silveira é a 1ª mulher a narrar Copa do Mundo em TV aberta
A verdade é que, em 2022, é impossível falar sobre música sem citar a Coreia do Sul e o seu impacto nos últimos anos. Apesar de ser uma país bem tradicional e ter um passado marcado por músicas folclóricas, é impossível falar sobre o país e não comentar sobre o K-Pop, gênero musical que se tornou popular no mundo inteiro.
Se antes era nos Estados Unidos que estavam os artistas com o maior número de fãs, já é possível dizer que a Coreia do Sul tomou esse lugar. Os grupos de K-Pop tornaram-se referência no mundo inteiro e uma verdadeira febre, principalmente entre os mais jovens. Com suas letras inspiradoras e ritmos bem animados, essa hype só aumenta.
Impossível não falar sobre o BTS, grupo masculino formado por RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook. Mesmo não tendo sido os pioneiros do gênero, eles foram os responsáveis por tornar o K-Pop mais popular e romper com as barreiras geográficas. Por exemplo, foram o primeiro grupo de K-Pop indicado ao Grammy. Além disso, fizeram parcerias com vários artistas americanos.
Além do BTS, há diversos grupos que merecem destaque e estão cada vez mais conquistando seu espaço na indústria. São eles: BLACKPINK, EXO, TWICE, SEVENTEEN, Rede Velvet, ITZY, Stray Kids, TXT, Enhypen, SHINee e muito mais! Já deu para perceber que o K-Pop veio para ficar, né?
Agora só resta saber se a seleção da Coreia do Sul trará toda essa disposição para jogar contra o Uruguai. A partida pelo grupo H poderá ser acompanhada através da TV Globo ou do streaming Globoplay, a partir das 10h.
Copa do Mundo 2022: Confira os jogos do Brasil na fase de grupos!
O Mundial começa com a fase de grupos, que será disputada até o dia 2 de dezembro. A grande final da Copa será no dia 18 de dezembro. O Brasil é cabeça de chave do grupo C e enfrentará, na primeira fase, as seleções da Suíça, Camarões e Sérvia. Nesta etapa, avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo. Caso se classifique, a seleção disputará mais quatro jogos.
- Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro às 16h (horário de Brasília);
- Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro às 13h (horário de Brasília);
- Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro às 16h (horário de Brasília).
Diferente dos anos anteriores, a Copa do Mundo do Qatar começa em novembro e terminará na véspera de Natal. A data foi transferida porque entre os meses de junho e agosto, quando tradicionalmente acontece o Mundial, o Qatar sofre com altas temperaturas, tempestades de areia e baixa umidade.