Um projeto de remixes da obra de Rita Lee & Roberto de Carvalho: essa é a proposta do “Classix Remix”, idealizado pelo filho do meio da dupla, João Lee – que é DJ e produtor – e considera que o cancioneiro de seus pais, a obra prima do rock/ pop, poderia, sim, se transformar. O primeiro volume do projeto foi lançado na última sexta-feira (9) com 12 faixas, mas, a iniciativa total contempla 37 remixes, com DJs de todo o mundo, que serão divididos em três lançamentos. Mas, para chegar a esse ponto, foram meses e meses de trabalho.
“Para escolher os DJs, me reconectei com conversas e encontros que tive ao longo dos anos. Muitos me falavam que gostariam de remixar ou fazer uma releitura de determinada música dos meus pais. Ou seja: foi um trabalho de conectar pontas e montar o quebra-cabeça de quem faria cada música, qual delas seria mais techno, house, latina ou mais drum’n’bass. Posso dizer que cada música tem uma história e um motivo para estar lá”, conta João.
A Universal Music se interessou pelo projeto de João e lhe deu passe livre para produzí-lo. A pandemia em nada atrapalhou os remixes, pois todos os DJs que foram convidados costumam ter seus próprios estúdios em casa.
“Foram três anos de uma extensa pesquisa e muita dedicação ao projeto ‘Classix Remix’. A Rita Lee é uma das maiores artistas da nossa música brasileira e uma compositora que sempre esteve à frente de seu tempo. Temos a alegria de ter boa parte de seu repertório no catálogo da Universal Music. O João Lee fez um trabalho primoroso e trouxe para esse lindo projeto um timaço de DJs produtores, que fizeram novas leituras incríveis da obra dela. Um projeto lindo e difícil de escutar e não se emocionar”, afirma Paulo Lima, Presidente da Universal Music Brasil.
Rita Lee & Roberto – Classix Remix
Para o primeiro volume do projeto, entre os muitos hits absolutos de Rita & Roberto, “Mania de você” ganhou releitura de Dubdogz & Watzgood e outra de Harry Romero; “Lança perfume”, possui remix assinado pelo francês The Reflex; Gui Boratto fez uma releitura de “Mutante”; “Vírus do amor”, na visão do irlandês Krystal Klear; enquanto que “Doce vampiro”, ganha a interpretação de Inner Soto; “Saúde” é assinada por Tropkillaz; “Nem luxo nem lixo” é do duo Chemical Surf e “Atlântida” é de Renato Cohen.
João também deu sua contribuição como DJ, na releitura de “Jardins da Babilônia” (do disco “Babilônia”, de 1978), que sai no volume 2, previsto para maio. O volume 3 será para junho.
“Eu estava na dúvida se eu faria um remix ou não… Não é por nada, mas estava sem tempo, com tantos detalhes do projeto para resolver. Mas, quando estava quase tudo pronto, acabei recebendo ‘Jardins’ em multitrack. E senti que ela não poderia ficar de fora. Não é uma música fácil de fazer, tem uma pegada bem roqueira e tive que trabalhar muitos elementos – como a bateria de forma específica -, mas acabou saindo naturalmente e ficou legal”, revela João.
Com DJs de todo o mundo, que trazem seus estilos diferentes e visões distintas, o catálogo de Rita Lee & Roberto de Carvalho é revisitado de forma coesa e em um momento mais que oportuno: vale demais conferir o resultado. Ouça abaixo: