O instrutor de surf Matheus Ribeiro compartilhou um caso de racismo que sofreu no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, no último final de semana. O rapaz foi acusado por um casal de ter roubado uma bicicleta e no vídeo compartilhado em seu Instagram, Ribeiro aparece provando que é realmente dono do veículo. O caso ganhou as redes sociais e vários famosos e influencers ficaram indignados com a situação.
Matheus estava em frente ao Shopping Leblon com a sua bicicleta quando foi abordado pelo casal, que, ao que tudo indica, tinha acabado de perder a sua. No vídeo, os dois já aparecem se desculpando pelo engano.
Na legenda da publicação, o instrutor conta que eles já chegaram o acusando de ter sido a pessoa que levou a bicicleta. “Você pegou aquela bicicleta ali agora, não foi?“, questiona o rapaz. “É sim, essa bicicleta é minha“, respondeu a jovem.
Matheus contou que pegou o celular para mostrar fotos antigas com a bicicleta, mas os dois não foram convencidos até que tentaram abrir um cadeado com a chave que eles tinham. E não conseguiram.
Veja o vídeo:
“Não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou. Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba. Um preto numa bike elétrica?! No Leblon? Ah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele”, escreveu Matheus.
O caso, claro, tomou conta do Twitter e vários famosos, influencers e internautas têm se posicionado sobre:
Racismo racismo racismo
Todos os dias
Não me peçam pra comentar
estamos exaustosUm casal do Leblon acusando um jovem rapaz de estar com a bicicleta da mulher simplesmente porque “parece”.
Alguém para um homem branco pra questionar a posse de uma BICICLETA?!
Racistas 🔥
— Heslaine Vieira ⭐🐝 (@HeslaineVieira) June 14, 2021
sobre o casalzinho racista do leblon : são muitos deles, muitos.
minha sugestão imediata é dar uma surra nos dois – mas aí as pessoas falam que a gente é agressivo demais, reativos demais.eu quero é que se foda. https://t.co/Cq0sAJwhmA
— MAHMUNDI (@Mahmundi) June 14, 2021
Casalzinho de racistas do Leblon pararam um jovem negro, Matheus Ribeiro, cria da Maré, por acharem que a bike que ele estava era deles. Os racistas só pararam após tentarem colocar a chave, sem permissão, na bicicleta e verem que de fato a bike não era deles. Não tem bom dia.
— laerte (@brenolaerte) June 14, 2021
Imagina você tá parado com sua bicicleta e chegam duas pessoas te acusando de roubo? Ainda tentando abrir o cadeado pra provar que você roubou…
Ainda querem que a gente tenha didática com esse bando de escrotos racistas pic.twitter.com/7o9kCaEwxN— Rick Trindade (@RickTrindade) June 14, 2021
Qual seria sua reação se você tivesse com a sua bike e alguém chegasse do nada e te acusasse de tê-la roubado? pic.twitter.com/VAi8yRaXz9
— Danrley Ferreira (@Danrley) June 14, 2021
ABSURDO! O instrutor de surf Matheus Ribeiro relatou um caso de racismo que sofreu nesse final de semana. O jovem, de bicicleta, esperava sua namorada em frente ao Shopping Leblon até que um casal veio o questionar se a bicicleta era realmente dele. pic.twitter.com/0khpu2F56S
— Thais Ferreira (@southaferreira) June 14, 2021
Este caso de racismo no Leblon contra um jovem negro é absurdo. Um casal de jovens brancos o acusaram de furtar sua bicicleta elétrica. Pararam só ao serem gravados. É a msm lógica do sistema penal racista: basta ser preto pra ser suspeito. Minha solidariedade e força ao rapaz ✊🏾
— Renata Souza (@renatasouzario) June 14, 2021
Cenas de racismo no Leblon, quando um casal acusou um jovem negro de ter roubado uma bicicleta. Só pararam quando tentaram usar a chave no cadeado, que não funcionou. Preto pode ter o mesmo que você, se liga, racista!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) June 14, 2021
Temos que deixar esses racistas famosos. Sabe o acontece quando esses racistas dizem que um jovem negro roubou, mesmo sem prova? O jovem negro vai ser torturado no poste ou a PM valia a acusação.
Leblon, cidade maravilhosa, 2021.pic.twitter.com/UqYtrrQs2I
— Rodrigo França ✊🏿 (@franca_rodrigo) June 14, 2021
Lugares como Leblon é isso aí mesmo, infelizmente. Anos atrás eu trabalhava na rua pra uma ONG e pense nas crises que eu tinha quando minha equipe ia pro Leblon, Gávea… eu rendia zero. Exalam preconceito.
Manter distância desses lugares é questão de saúde
— Buba Aguiar (@BuubaAguiar) June 14, 2021
Só te falo uma coisa “vai tomar no cu playboyzinho do Leblon !!!
— paulinho serra🇧🇷🇺🇸🇧🇷🇺🇸 (@PaulinhoSerra) June 14, 2021
No Leblon, Jovem negro sendo abordado por brancos perguntando se a bicicleta elétrica é dele.
Racistas FDP pic.twitter.com/8CsXZpD7pw
— Lazaro Rosa 🇧🇷✊🏿 (@lazarorosa25) June 14, 2021