Seria “CASA FRANCISCO” o álbum “mais Francisco, el Hombre de todos?”

Terceiro trabalho da banda traz participações de Dona Onete, Céu, Rubel, Josyara e os catalães da La Pegatina

Para construir o álbum “mais Francisco, el Hombre de todos”, os integrantes da banda precisaram se aventurar sozinhos em projetos solo e explorar novos sons. Agora reconectados, entregam o terceiro trabalho de estúdio intitulado “CASA FRANCISCO“, que chegou nesta quinta-feira (21) acompanhado de um reality show no YouTube com episódios desde o início de outubro.

Foto: Julia Pessini e Amare Audiovisual

Como forma de encerrar ciclos e abrir novos caminhos, a banda se reuniu no estúdio Sítio Romã para transmitir ensaios, conversas e um show de “despedida” do segundo álbum “RASGACABEZA” (2019). A proposta para agora é um olhar “de volta às origens”.

CASA FRANCISCO” foi gravado no estúdio LAB Sound, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Mateo Piracés-Ugarte, LAZÚLI, Sebastianismos, Andrei Kozyreff e Helena Papini passaram um mês isolados explorando novas facetas e trabalhando juntos nos mínimos detalhes.

“Foi crucial que cada um também desenvolvesse sua carreira solo ou paralelas, tendo mais válvulas de escape criativo para focarmos mais no que nos une e menos no que nos diferencia”, explica Mateo.

As raízes latinoamericanas são reforçadas nas 10 faixas apresentadas ao longo de exatos 30 minutos. “Arbolito”, uma das inéditas deste trabalho, marca a primeira composição de LAZÚLI na língua castelhana. “Elas nunca saíram de nós. É que, agora, com maior consciência, corporalidade e organicidade, estamos honrando-as com mais naturalidade“, conta.

Foto: Julia Pessini e Amare Audiovisual

Enquanto “Se Não Fosse Por Ontem” – que conta com participação de Rubel – é uma ode à vida, “Solo Muere El Que Se Olvida” traz o grupo falando sobre a morte sob uma perspectiva influente na cultura mexicana. Inspirada pelo “Dia de Los Muertos”, a faixa mostra a transnacionalidade da Francisco, el Hombre e traz a presença da banda catalã La Pegatina.

Dicotomias à parte, é bonito ouvir o cantar da paraense Dona Onete celebrando a natureza em “Olha a Chuva”, tão peculiar ao seu estado natal. Como não se empolgar com “Coração Acorda”, com participação da baiana Josyara, e que promete ser uma das mais animadas do novo show? Já Céu encanta na vibe rasta de “Arrasta”.

A banda entrega um trabalho menos urgente e mais contemplativo. E que se adaptará facilmente aos palcos. A atmosfera única dos shows da Francisco, el Hombre promete ser a mesma.

“Em ‘CASA FRANCISCO’, fizemos construções de canções como se estivéssemos no nosso show, cantando em coro e fazendo aquela união de musicalidades latinoamericanas como se elas fossem todas de um gênero musical só”, resume Mateo.

A ONErpm

A ONErpm é uma empresa considerada uma potência na redefinição da nova indústria da música. Além de ser uma força do ramo que mais cresce no mercado global, também conta com mais de 3 mil canais do YouTube que geram coletivamente mais de 8,5 bilhões de views por mês. A ONErpm é também a maior network de música da América Latina e uma das maiores do mundo.

Além dos escritórios e estúdios em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, as fronteiras foram atravessadas com espaços em Nova York, Nashville, Miami, Atlanta, Los Angeles, São Francisco, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Kingston, Madrid, Kiev, Abuja e Moscou.