A cantora Rita Lee, que vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021 e morreu na noite de segunda (8/5), trilhou também carreira no cinema. Além de ter suas músicas embalando várias histórias no audiovisual, Rita Lee também foi atriz em algumas produções. Chegou a trabalhar com diretores como Anna Muylaert e Cacá Diegues, e atores como Fernanda Montenegro e Marília Pêra.
1. “A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum” (2014)
O filme se inspira no quadro “Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles, para contar a história de um grupo de cineastas tentando remontar a cena histórica. Direção de Ana Carolina.
(Foto: Divulgação)
2. “Durval Discos” (2002)
Rita Lee interpreta Tia Julieta no filme de Anna Muylaert, uma das cineastas mais renomadas do país. Na história, Durval (Ary França) e sua mãe Carmita (Etty Fraser) são surpreendidos com o desaparecimento da empregada doméstica, que vai embora deixando um bilhete e uma menina para eles tomarem conta.
(Foto: Divulgação)
3. “Tanta Estrela Por Aí…” (1993)
O curta-metragem do diretor Tadeu Knudsen se baseia em um episódio real da vida de Raul Seixas. Rita Lee interpreta o próprio cantor.
4. “Dias Melhores Virão” (1989)
O filme de Cacá Diegues conta a história de Mayalva Matos, a Mary, interpretada por Marília Pêra. É uma mulher que quer se tornar estrela de Hollywood. Rita Lee interpreta Mary Shadow, uma atriz famosa, e também assina a música-tema do longa-metragem.
5. “Fogo e Paixão” (1988)
Rita Lee também participa do filme dos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan. O longa conecta a história de cidadãos de diversas partes do mundo reunidos para um projeto de visitação a uma cidade latino-americana. Além de Rita, o elenco conta com Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Regina Casé, Tônica Carrero e Nair Bello, entre outros.