Pela primeira vez desde 1994 não teremos Ivete Sangalo no carnaval de Salvador! Prestes a dar à luz, a cantora curte os últimos momentos da sua segunda gestação e não fará parte da folia este ano. Você consegue imaginar o impacto da ausência de uma das artistas mais populares da música baiana em 23 anos de carnaval? O POPline conversou com empresários, jornalistas de entretenimento e fãs para entender como tem sido a reação nos bastidores.
Antes, precisamos relembrar alguns números de extrema relevância de Ivete no carnaval de Salvador. No ano passado, por exemplo, ela desfilou três dias em blocos pagos: Cerveja & Cia, um dia; e Coruja, dois dias. Um abadá chegava a custar R$650 e reunia mais de 4 mil foliões em cada desfile. O faturamento já era milionário apenas com a venda das camisetas-ingresso, sem contar com as cotas de patrocínio negociadas com marcas de diversos segmentos, desde cervejaria até empresas da área financeira. Quando o assunto é espaço na TV, não é diferente: Ivete, por diversos anos seguidos, foi a artista que mais apareceu nas transmissões ao vivo. Em 2017, ela conseguiu somar quase 12 horas nas transmissões e coberturas jornalísticas em emissoras locais e nacionais, além de emplacar a música de trabalho “O Doce” como a mais executada nos veículos. Sinta o poder:
Como será em 2018? Sem Ivete, as estratégias de cobertura da imprensa foram reorganizadas e muitos foliões pensaram duas vezes ao incluir Salvador na rota carnavalesca. Para o jornalista Leo Dias, que cobre o carnaval de Salvador nacionalmente para o SBT, o impacto da ausência de Ivete já é sentido: “A verdade é que os preços dos hotéis cairam, por causa da ausência dela, mas a ordem em Salvador é não tocar neste assunto. Não falar sobre é o caminho que eles encontraram para não prejudicar ainda mais a folia”. Ao POPline, ele também comentou sobre a popularidade da artista nas transmissões: “Ela é a figura mais presente por um simples motivo: o carisma, independente da sua música. Ninguém no Brasil tem o carisma de Ivete Sangalo!”. Para ele, apenas um nome tem força para ser o centro das atenções no carnaval baiano em 2018. “Este é o ano do Leo Santana. Os artistas baianos estão todos em queda, infelizmente. O único artista em ascensão é ele!”, afirmou o jornalista carioca.
As emissoras de TV locais da Bahia preparam uma restuturação na grade de programação para priorizar a transmissão ao vivo do carnaval. São seis dias oficiais de festa e, além da cobertura ao vivo, os tele-jornais são ancorados com os melhores momentos, que giram em torno dos artistas e seus blocos. Leonardo Sampaio, apresentador da TV Aratu/SBT, acredita que será complicado para a imprensa não contar com imagens da Ivete. “Não tê-la num trio na avenida é bem complicado porque sabemos o quanto ela gera de audiência, notícia e repercussão. Mas como ela mesma disse, o carnaval de Salvador é grandioso!”, ele falou à reportagem.
Multicultural e democrático, o carnaval de Salvador abraça artistas locais e também de outras regiões – é comum artistas de segmentos como sertanejo e forró comandarem blocos. Também é comum nomes populares da cena eletrônica ganharem destaque em camarotes. No entanto, quando se trata de cantoras locais com força para atrair multidões a lista é bastante limitada. POPline também ouviu o empresário José Augusto Vasconcelos, sócio do Grupo San Sebastian, que está associado aos principais blocos com artistas femininas, incluindo Claudia Leitte, Daniela Mercuy e Alinne Rosa. “Ivete é uma cantora que faz parte do Carnaval de uma forma tão intensa, que é natural que a sua ausência cause essa comoção. Mas entendo que ela está vivendo um momento de tanta alegria, uma fase pessoal tão feliz, que todo mundo tem entendido isso e celebrado junto com ela”, comenta. Sobre o desempenho em vendas de abadás das divas que vão sustentar a folia baiana este ano, ele demonstra empolgação: “A San Sebastian vive um momento maravilhoso dentro do Carnaval de Salvador, com um time incrível na rua. Elas são as cantoras que vão comandar a festa em nossos blocos e fazer um belíssimo Carnaval”.
Com uma legião de fãs fiéis pelo Brasil, Ivete é responsável por atrair uma parte significativa de turistas para o carnaval de Salvador ao longo das últimas duas décadas. Com sua ausência, muita gente repensou os planos de curtir a folia na capital baiana, como é o caso do bancário Diogo Tribuzi. “Desde 2014 vou ao carnaval de Salvador e sempre priorizo os blocos da Ivete. Para 2018, comprei as passagens em junho, meses antes dela anunciar a gravidez. Quando meus amigos e eu fizemos os cálculos dos meses da gestação, vimos que era impossível ela puxar o trio no carnaval. Então, mudamos o nosso roteiro e agora vamos para o Rio de Janeiro. Do meu grupo de quase 40 amigos que sempre passam o carnaval em Salvador apenas 4 vão este ano”, conta ele ao POPline. Diogo, que é de São Luís, já está com planos para o ano que vem: “Já comprei os abadás que foram colocados à venda, então, se Deus permitir, estarei nos blocos em 2019 curtindo o retorno da Rainha!”
É sobre esse retorno que os fãs estão ansiosos. O primeiro show de Ivete Sangalo, após licença maternidade, já tem data: será no dia 19 de maio em Morro de São Paulo, Bahia. Ela também anunciou que gravará seu próximo DVD no dia 08 de dezembro em um estádio em São Paulo. Para o carnaval do ano que vem, os abadás já estão à venda desde o final de 2017. Quem falou ao POPline, com empolgação sobre os planos para o próximo carnaval, foi Fábio Almeida, empresário da artista. “Em 2019, teremos ela novamente na festa. Já começamos a produção do carnaval dela em 2019, que será grandioso”, revela.
A respeito do “ano sem Ivete”, Fabio reconhece a importância do carnaval para a estrela e o relacionamento de respeito que ela mantém com a festa: “Ivete tem uma história com o carnaval que começa ainda como foliã apaixonada pela festa, sem pretensão de estar ali como cantora. Depois, ela se tornou uma cantora de trio elétrico e um dos grandes nomes do carnaval de Salvador. Ela é uma cantora multifacetada, que tem uma relação muito forte com essa festa. A presença dela no carnaval move estruturas: baianos que se organizam para ver a artista deles ali, turistas que vêm de outras cidades e de fora do Brasil, equipes de imprensa que se organizam para pegar aquele momento de passagem dela. Vai ser uma ausência física, com a compreensão das pessoas de que ela vive um momento muito feliz com a maternidade”.
Homenagens não vão faltar. Nas rádios de Salvador, uma das canções mais executadas hoje é “No Groove”, lançada por Ivete em parceria com a banda Psrico especialmente para o carnaval. Certamente, diversos artistas vão incluir o novo sucesso no repertório. IESSI, escritório responsável pela carreira da cantora, preparou máscaras com seu rosto para serem distribuidas na folia. Além disso, a expectativa em torno de uma possível aparição em algum momento dos seis dias de festa é aguardada com ansiedade. O nascimento das gêmeas, caso aconteça durante o carnaval, tem tudo para se tornar mais um momento único na trajetória da estrela brasileira mais relevante da nossa geração.