A rapper Cardi B está envolvida em uma nova polêmica – desta vez sobre apropriação cultural. As críticas começaram a bombar na Internet por conta da capa que ela fez para a revista especializada em calçados Footwear News. Cardi B aparece como a deusa hindu Durga.
Ela gravou um vídeo pedindo desculpas a todos que se sentiram ofendidos. As críticas foram inúmeras.
“Quando tirei as fotos para a Reebook, a equipe criativa disse que eu representaria uma deusa e que ela representa força, feminilidade e liberação, e isso é algo que amo e adoro. Achei muito legal, mas se as pessoas sentem que estou ofendendo sua cultura ou religião, quero dizer que sinto muito. Não foi minha intenção. Eu não gosto de desrespeitar a religião de ninguém. Não gostaria que as pessoas ofendessem a minha religião. Talvez eu deveria ter pesquisado antes. Peço desculpas. Não posso mudar o passado, mas vou pesquisar mais no futuro”, disse a rapper.
Entenda o caso com Durga
A imagem de Durga é conhecida em todo o mundo: uma deusa com oito braços. Ela é descrita como a deusa do inacessível e do invencível no hinduísmo, religião que faz parte da cultura da Índia. Na capa da revista, Cardi B, que não é adepta da religião, aparece com oito braços – um deles segurando um sapato.
A referência à deusa é admitida pela própria revista em sua divulgação. “Como Durga, Cardi B é uma voz feminina dominante em tempos críticos”, diz o veículo, que foi muito criticado por adeptos do hinduísmo.
Entre os comentários negativos possíveis de se ler na Internet, estão frases como “estão fazendo piada com a religião de muitas pessoas”, “por que uma mulher católica não homenageia uma mulher católica?” e “é proibido entrar de tênis em um templo, e essa mulher está segurando um tênis ao retratar Durga”.