Cantora Ella comemora cirurgia de redesignação sexual
“Estou emocionada em compartilhar com vocês esse sonho realizado”, diz Ella, que fez fama ainda criança como caloura do programa Raul Gil. Na época, com o nome Jotta A.
A cantora Ella, que começou a carreira ainda criança na música gospel com o nome de Jotta A, compartilhou um vídeo sobre sua cirurgia de redesignação sexual, popularmente conhecida como “mudança de sexo”. Muitos podem conhecê-la de quando era criança e caloura no Raul Gil, antes da transição.
“Estou emocionada em compartilhar com vocês esse sonho realizado”, diz a artista.
“Desde criança, eu sofria por não reconhecer o meu corpo. Mas só na fase adulta eu tive acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra que me atestaram com disforia de gênero, e então eu pude saber sobre a cirurgia. Vale ressaltar que nem todas trans precisam fazer a cirurgia, somente as que tem disforia de gênero assim como eu tinha”, conta.
(Foto: YouTube / Ella)
Ella quer combater a desinformação
Ella decidiu compartilhar os bastidores de sua cirurgia como uma maneira de combater a desinformação sobre pessoas trans e a disforia de gênero. “Eu, por exemplo, se tivesse informações na infância teria evitado tardar esse processo de reconexão com quem eu sempre fui. Hoje você pode ter acesso a essa cirurgia (apesar da grande fila) através do SUS, por exemplo. Essa cirurgia não é uma cirurgia plástica. É uma cirurgia de reconstrução de identidades. Algo que vale a pena compartilhar para que outras pessoas que sonham com isso, tenham acesso à informação”, pontua.
Na música, o último lançamento de Ella foi em maio – uma homenagem ao Dia das Mães. Ela lançou a música e o clipe “Mãe”. Assista: