A cantora Ella, que começou a carreira ainda criança na música gospel com o nome de Jotta A, compartilhou um vídeo sobre sua cirurgia de redesignação sexual, popularmente conhecida como “mudança de sexo”. Muitos podem conhecê-la de quando era criança e caloura no Raul Gil, antes da transição.
“Estou emocionada em compartilhar com vocês esse sonho realizado”, diz a artista.
Leia mais:
- Fora do gospel, Jotta A fala sobre relação com Deus após transição
- Jotta A aposta na estética e sonoridade dos anos 80 em “Apollo 11”
- Cantora Jotta diz que ver Lina no BBB22 a ajudou em sua transição
Ella está com 27 anos e iniciou sua transição de gênero em 2022. A cantora adotou o nome Ella Viana de Holanda no registro civil em 2023, e voltou a ser notícia neste mês por conta da cirurgia de redesignação sexual, realizada em Santa Catarina. Ella compartilhou o processo em um vlog postado no YouTube, com conteúdo em espanhol.
“Desde criança, eu sofria por não reconhecer o meu corpo. Mas só na fase adulta eu tive acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra que me atestaram com disforia de gênero, e então eu pude saber sobre a cirurgia. Vale ressaltar que nem todas trans precisam fazer a cirurgia, somente as que tem disforia de gênero assim como eu tinha”, conta.
Ella quer combater a desinformação
Ella decidiu compartilhar os bastidores de sua cirurgia como uma maneira de combater a desinformação sobre pessoas trans e a disforia de gênero. “Eu, por exemplo, se tivesse informações na infância teria evitado tardar esse processo de reconexão com quem eu sempre fui. Hoje você pode ter acesso a essa cirurgia (apesar da grande fila) através do SUS, por exemplo. Essa cirurgia não é uma cirurgia plástica. É uma cirurgia de reconstrução de identidades. Algo que vale a pena compartilhar para que outras pessoas que sonham com isso, tenham acesso à informação”, pontua.
Na música, o último lançamento de Ella foi em maio – uma homenagem ao Dia das Mães. Ela lançou a música e o clipe “Mãe”. Assista: