O cantor Manu Dibango, 75, nascido em Camarões, entrou com um processo contra o cantor Michael Jackson e a cantora Rihanna em uma corte de Paris, na França, nesta terça-feira, alegando que eles copiaram trechos de composições suas.
Segundo o jornal Folha, a audiência preliminar do caso ocorre em 17 de fevereiro, quando os juízes franceses decidem se dão seguimento à representação. Dibango busca cerca de 500 mil euros (R$ 1,5 milhão) por danos.
Jackson já chegou a aceitar que partes de “Soul Makossa” (1972), de Dibango, foram usadas no single “Wanna be Startin’ Something”, do álbum “Thriller”. Ambos chegaram então a um acordo financeiro.
No entanto, em 2007, Rihanna obteve permissão de Jackson para usar o mesmo trecho para a música “Please Don’t Stop the Music”, mas não contatou Dibango.
Em outro procedimento, os advogados de Dibango pediram aos tribunais franceses que impeçam os selos Sony BMG, EMI e Warner de receber qualquer dividendo dos CDs contendo as músicas em questão até que o assunto seja resolvido.