Na última semana, o candomblé virou tema nas redes sociais por conta do videoclipe de Anitta que resultou na perda de 200 mil seguidores. No entanto, nomes como Carlinhos Brown, MC THA, Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, entre outros, também já referenciaram a religião em suas obras. Por isso, o POPline fez uma curadoria e, agora, você pode relembrar – ou conhecer – mais alguns clipes onde a crença ganhou destaque em frente às câmeras.
LEIA MAIS:
- Além de Anitta, relembre artistas que usaram imagens do candomblé em seus clipes
- Do candomblé, Anitta celebra todas as religiões no clipe de “Aceita”; assista!
- “Vai na Fé” exibe cena com rito de Candomblé e comove internet
O candomblé, assim como outras religiões de matriz africana, são recorrentes dentro do trabalho de diversos artistas por conta da aplitude de referências a partir de uma histórica rica e aprofundada. Beyoncé, por exemplo, falou sobre alguns orixás em “Black Parade”.
No entanto, nem todos artistas sentem-se abertos para expor suas crenças dentro dos seus trabalhos. Afinal, expor essas religiões acaba rendendo excessivos casos de intolerância e o racismo religioso. Por isso, adotar esse tipo de posicionamento é um ato de coragem e, sobretudo, esperança em um mundo onde o respeito prevaleça.
Os números, infelizmente, não mentem. Em 2023, o Brasil registrou 2.124 violações de direitos humanos relacionadas à intolerância religiosa durante os 12 meses. O número foi compartilhado pelo “Disque 100 – Disque Direitos Humanos” e expõe um aumento de mais de 80% ao ano anterior.
Por isso, o posicionamento dos artistas ao colocar a crença em seus trabalhos é de extrema importância enquanto luta contra a intolerância. Afinal, essas refrerências não se resumem apenas a representações estéticas específicas da religião, mas sim em todos os detalhes, desde composições, melodias, instrumentos utilizados em suas músicas.
Em algumas produções audivisuais, é possível ver os rituais comuns da religião de forma clara, oi que acaba “chocando” mais e, consequentemente, tornando mais vulnerável para possíveis ataques. No entanto, outros exibem trabalhos onde a influência surge de forma mais singela. Veja mais alguns clipes que abordam o tema!
Clara Nunes – Conto de Areia
Caio & Daniela Mercury – Sente o Tambor [Corpo Blindado]
MC Cabelinho – Carta Aberta
Majur – Agô
Zeca Pagodinho 40 anos Ao Vivo – “Ogum” feat Djonga
Marcelo D2 – Povo de Fé
Ana Mametto – Deixa a Gira Girar
Kynnie e Preta Gil – ORO
HIRAN, Carlinhos Brown, Ênio – Emoriô
Sued Nunes – Travessia