Pelo segundo ano consecutivo, durante o mês de fevereiro, o canal Papo de Música, apresentado pela jornalista Fabiane Pereira, que levou pela segunda vez o prêmio de melhor jornalista musical no WME (2019 – 2021) e foi selecionada para o Fundo Vozes Negras do YouTube, coloca no ar uma web série inédita em homenagem a um dos gêneros musicais mais populares do país, o samba.
Leia mais:
- Apresentado por Fabiane Pereira, programa FARO chega à rádio Nova Brasil FM
- Fundo Vozes Negras do YouTube anuncia 35 criadores brasileiros para 2022
- Fabiane Pereira: ‘faço questão de promover a diversidade, mulheres na música e os compositores’
A partir desta terça-feira, dia 8, o Papo de Música vai estrear a websérie “Sambistas Imortais” que consiste em cinco vídeos que passeiam pela história de quinze artistas pioneiros, nomes que pavimentaram a estrada para que o samba se tornasse, em 2022, um dos gêneros musicais mais populares do país. Todos os vídeos entram no ar às 18h.
Programação
Tia Ciata e Donga abrem os trabalhos. Foram eles que no início do século XX, contra as regras vigentes, deram os primeiros passos (miudinhos) em prol da aceitação do samba. Na quinta, dia 10, é a vez da “Santíssima Trindade”: Pixinguinha, João da Baiana e Clementina de Jesus.
No dia 15 de fevereiro, duas majestades do samba serão homenageadas, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara. No dia 17, será a vez do Papo de Música prestar uma homenagem a quatro músicos extraordinários, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Riachão. E encerrando a série no dia 22 de fevereiro, Clara Nunes, Bezerra da Silva, Almir Guineto e Beth Carvalho.
Totalmente independente, o canal desde o início leva pro YouTube entrevistas descontraídas num tom intimista com artistas dos mais variados gêneros musicais. Em 2021, a série “Pelas Quadras do Samba” recebeu artistas cuja obra está ligada ao samba enredo: Martinho da Vila, Dudu Nobre, Pretinho da Serrinha, Altay Veloso e outros compositores foram entrevistados com exclusividade. Um E-BOOK com todas as entrevistas transcritas será lançado no dia 21 de fevereiro com distribuição gratuita.