Divulgação/Camarote Expresso 2222
Novo endereço, a volta da Varanda Elétrica e a homenagem ao Cortejo Afro são as novidades do Carnaval 2020
in

Camarote Expresso 2222 celebra 22 anos com homenagem ao Cortejo Afro

Divulgação/Camarote Expresso 2222

2 2 2 222 carnavais de Camarote Expresso e 22 anos de Cortejo Afro. É com essa dupla comemoração que o espaço mais desejado da folia baiana celebra o Carnaval 2020 funcionará de sexta-feira (21/02) a terça-feira (25/02), das 17h às 4h, e receberá cerca de cinco mil convidados em Salvador.

Em uma reverência ao Cortejo Afro, entidade cultural nascida no bairro de Pirajá, em Salvador, o Camarote Expresso se veste da representatividade, da criatividade e da estética arrojada do bloco para celebrar os seus 22 anos.

O camarote realizou uma coletiva de imprensa ontem (20) para falar sobre as novidades do espaço, a estreia em novo endereço na Barra e a volta da Varanda Elétrica, e a homenagem especial ao Cortejo Afro.

“A homenagem ao Cortejo Afro possui alguns motivos, mas, o motivo importante é que as grandes marcas vejam o Cortejo. O poder público deve continuar apoiando, mas, o carnaval da Bahia chama as grandes marcas por causa deles, que fazem muita diferença no carnaval; não apenas o Cortejo, mas, representando todos os blocos que inclusive já homenageamos no Expresso”, diz Flora Gil, responsável e anfitriã do Camarote Expresso 2222.

Primeiro camarote exclusivo para convidados do Carnaval de Salvador, o Expresso 2222 agora ficará em um ponto mais centralizado na Barra, bem ao lado do Barra Center.

 

 

 

A inventividade do idealizador do Cortejo Afro, o artista plástico e designer Alberto Pitta, foi fonte de inspiração para a criação da identidade visual do camarote esse ano.

O conceito sofisticado do Cortejo, repleto de autenticidade e com fortes referências afro-baianas, estará nos elementos cenográficos, nas cabeças e, certamente, vai tomar conta dos corações de quem passar pelo Expresso em 2020.

Desde a cenografia temática, desenvolvida por Sonja Lopes e Nubia Caloula, às camisas dos convidados, assinadas pela FARM, passando pela nova concepção visual e design gráfico do camarote mais uma vez concebidos pelo Estúdio Ronia Design, de Ronia Albiani, tudo terá o toque original e simbólico do Cortejo.

O branding desse ano traz uma nova marca,  que valoriza os elementos baianos.  

 Durante a coletiva, Flora Gil ressalta a importância do contexto histórico musical da cidade para a manutenção do ecossistema do carnaval baiano.

“O trio elétrico completando 70 anos neste carnaval, significa que nós temos que respeitar os blocos. Entender que a Bahia é primeiro deles e depois da gente e eles precisam ser valorizados”, diz Flora Gil.

 

Foto: Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro, e Flora Gil, responsável  anfitriã do Camarote Expresso 2222 durante Coletiva de Imprensa em Salvador. Créditos: Mundo da Música

 

Pioneiro em inserir no Carnaval de Salvador o conceito de camarotes com diferentes ambientes para atender aos foliões, em 2020 o Expresso prepara uma superestrutura cuidadosamente montada com espaços dedicados à gastronomia, bares, pista de dança com line-up de Djs, áreas de customização, salão de beleza, espaço bem-estar, sistema de reciclagem e a requisitada volta da Varanda Elétrica.

Palco de memoráveis encontros de grandes nomes da música brasileira, foi criada em 2009 e batizada por Carlinhos Brown. Desde então, a Varanda Elétrica se tornou parada obrigatória dos trios que desfilam no circuito.

Recebendo os shows ao vivo do camarote, diariamente a Varanda é ponto de encontro para os convidados do Expresso e, principalmente, para os foliões pipoca, que curtem o Carnaval na rua.

Por ali, o anfitrião Gilberto Gil já protagonizou encontros emocionantes com artistas como Bono Vox, da banda U2, Quincy Jones, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, e outros que sempre param para reverenciá-lo.

 

 

Com apresentação da Bradesco Seguros, patrocinador máster que estreia nessa edição, o Camarote Expresso 2222 receberá nos cinco dias de festa artistas, empresários, formadores de opinião, jornalistas, personalidades e políticos mantendo sempre a essência que lhe é característica de reunir a família Gil a amigos, convidados e parceiros.

O camarote tem ainda como parceiros: Diageo, O Boticário, Canaã Alimentos e Grupo Carapreta, Solar Coca-cola, Chandon, Sonho dos Pés, Shopping da Bahia.

Entre as marcas apoiadoras estão: Casa Brasileira, Ferreira Costa, Suvinil, Virtua, Camil, Azeite Galo, Fazenda Futuro, Laticínios Davaca, Venturolli, Alegra Foods, Café 3 Corações, Coxa Coxinha, Di Lucca, DLM, Federicci, Haciendas, Hig Serv, Holambelo, La Fruta, Luminata, Tô de boa, Vitalmed e Magrela.

 

Na Varanda e na Pista

Com curadoria artística assinada por Andrea Franco, o ano de 2020 do Expresso traz muito de Bahia. Quem comanda a festa na esperada volta da Varanda Elétrica é a cantora Illy.

Recebendo convidados em cada uma das cinco noites do Camarote, a baiana radicada no Rio de Janeiro, animará convidados do camarote, foliões pipoca e, claro, vai interagir com os artistas nos trios que passarem pelo circuito.

Acompanhada pelo guitarrista Paulo Mutti, o baixista Fábio Gonçalves, o baterista Marcos Santos e o percussionista Leonardo Reis, trará no repertório as canções mais agitadas do seu álbum ‘Voo Longe’, como a marchinha “Fama de fácil”, a salsa “Djanira” e os ijexás “Afrouxa” e “Sombra da lua”, além de releituras de Chiclete com Banana, Edson Gomes, Magary Lord, Lazzo e clássicos da música baiana.

Entre as participações especiais da Varanda estarão Afrocidade e Ayana Amorim (sexta, 21), Cortejo Afro, Majur e Hiran (sábado, 22), Luana Carvalho, Mãeana e Teago (domingo, 23), Márcia Castro, Nara Couto e Clariana (segunda, 24), Gilsons, Nininha Problemática e a Dama do Pagode (terça, 25).

Na pista, o Dj residente e MC Ubunto esquenta a folia dentro do Expresso recebendo artistas convidados todos os dias. Baiano com formação percussiva, Ubunto tem no estilo Global Bass a base das suas produções musicais e atua na cena contemporânea da música brasileira desde 2014. “O Expresso é um camarote que frequento desde a minha infância e que é uma referência às sonoridades baianas unindo o que há de novo e o que vem de herança musical na Bahia. Esse ano espero retribuir tudo o que eu aprendi nesse espaço até hoje”, afirma, fazendo alusão à importância de Gilberto Gil como influência significativa na sua carreira.

Entre os convidados da Pista estarão Tropikillaz (sexta, 21), Lord Breu e Telefunksoul (sábado, 22), Ministereo Público (domingo, 23), Batekoo (segunda, 24), Milian Dola (terça, 25).

 

Camarote sustentável

Pioneiro também em levantar a bandeira da sustentabilidade na folia, o Camarote Expresso 2222 segue em 2020 no propósito de reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

Com a consultoria da empresa Toca Ambiental, a meta é alcançar 100% de reciclagem de resíduos sólidos e também de compostagem de resíduos orgânicos. 

Escrito por Redação POPLine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Claudia Leitte presta homenagem a Madonna no Carnaval

Casa do POPline Bahia: Natural de Alagoinhas, Hiran fala sobre seu trabalho como o primeiro rapper gay do agreste baiano