A espera chegou ao fim! Após um hiato de dez anos, Marisa Monte voltou ao mundo da música com “Calma”, sua parceria com Chico Brown. A faixa foi compartilhada pela artista nesta quinta-feira (10) e faz parte do álbum “Portas”, pela Phonomotor, com distribuição da Sony Music. O registro reforça a identidade da artista, com utilização de metais e falsetes muito bem executados. O clipe, traz imagens da artista em estúdio, mesclando com trechos de uma estrada.
A cantora também divulgou um teaser de dois minutos falando da música e do álbum novos. O disco se chamará “Portas” e é fruto de um processo criativo entrelaçado ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.
“De uma hora pra outra, a gente não podia mais sair e o mundo ficou perigoso. O primeiro momento foi de paralisia total. Todo mundo em casa, isolado, triste e com muito medo. Música é uma forma de arte coletiva feita de encontros e fomos atingidos em cheio. Passaram-se vários meses até que a gente conseguisse entender melhor a nova realidade, cheia de protocolos, cuidados, testes e máscaras. Durante todo esse tempo, todo mundo continuava em casa abatido e cansado. Foi quando um amigo meu me disse: ´se organiza com toda a segurança possível com uma equipe enxuta e comprometida, entra no estúdio e grava. Eu tenho certeza que vai ser bom pra vocês e vai fazer bem pra todos nós´. Música é remédio. Foi aí que a gente abriu as portas e reencontrou nosso caminho”, ela diz no vídeo compartilhado nas redes sociais.
O último álbum solo de Marisa Monte, chamado “O Que Você Quer Saber de Verdade”, foi lançado em outubro de 2011. Apesar dos longos quase dez anos entre ele e o próximo projeto da cantora, os fãs de Marisa Monte não ficaram totalmente no deserto.
Desde 2011, Marisa entregou alguns projetos para o público, entre eles o segundo álbum de estúdio do Tribalistas, grupo formado por ela, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. O grupo também lançou, em 2019, um disco ao vivo.
Em vídeo publicado em seu Instagram, Marisa revelou que a ideia inicial era de gravar e lançar um novo álbum em 2020, mas a pandemia de Covid-19 atrapalhou os planos e somente agora, em 2021, ela conseguiu planejar o lançamento de seu novo trabalho musical.
“No início de 2020, eu tinha muitas músicas prontas e meu plano era em maio entrar no estúdio pra começar a gravar um novo álbum. Seria o meu primeiro disco solo de inéditas em quase 10 anos. Mas em março de 2020 aconteceu o que ninguém poderia imaginar: as portas se fecharam, a vida de todo mundo se encheu de incertezas e ficou difícil fazer planos”, conta Marisa Monte.