Caetano Veloso solta o verbo contra Jair Bolsonaro
Foto: Aline Fonseca
in ,

Caetano Veloso concede entrevista ao jornal inglês The Guardian e fala de política: “Bolsonaro é tão incompetente”

Caetano Veloso é um dos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. Ícone da MPB, ele deu uma longa entrevista ao jornal inglês The Guardian. Entre os vários assuntos, ele não poderia de entrar em cunho social e político. Logo na manchete, o jornal destaca sua fala: “Bolsonaro é tão confuso, tão incompetente“.

Caetano Veloso solta o verbo contra Jair Bolsonaro
Foto: Aline Fonseca

O que incomoda Caetano Veloso é que muitos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro apoiam a volta da ditadura militar, quando o artista foi exilado e obrigado a sair do país. “Um pesadelo absoluto. É apenas loucura”, disse o músico sobre os “fanáticos” de direita exigindo o retorno do domínio militar, com Bolsonaro no comando.

“Ter um governo militar é horrível e Bolsonaro é tão confuso, tão incompetente. O governo dele não fez nada”, soltou o verbo.

O que o executivo brasileiro fez no período desde que ele foi presidente? Nada … Não houve governo – apenas uma raquete de insanidades“, reclamou.

Caetano viveu na Inglaterra em dezembro de 1968, forçado a embarcar. Segundo o jornal, isso aconteceu após notícias falsas de que ele e Gilberto Gil profanaram a bandeira nacional, além do hino. Isso era inaceitável na época da ditadura militar. Ele, inclusive, chegou a ser preso por isso.

Demorei um pouco para começar a gostar de Londres“, recordou ele, onde sua melancolia foi suavizada pela chance de ver um “dionisíaco” Mick Jagger subindo ao palco do Chalk Farm Roundhouse e assistir John Lennon, Led Zeppelin e Herbie Hancock de perto.

Era quase como se eu estivesse indo para outro planeta, uma tribo diferente, uma cultura e um jeito de ser diferentes”, ele lembrou.

Brasil em alerta

Voltando a falar sobre o momento atual da política brasileira, ele desabafa. “Você não pode dizer que Bolsonaro não é o Brasil“, acrescentou. “Ele é muito parecido com muitos brasileiros que eu conheço. Ele é muito parecido com o brasileiro médio – na verdade, a capacidade dele e de seu bando de permanecer no poder depende de enfatizar essa identificação com o brasileiro ‘normal’. ”

Caetano ainda criticou a postura do presidente quando foi infectado pelo coronavírus. “É bestial – e o presidente mantém sua posição, mesmo tendo sido infectado. Ele nem se comportou como Boris Johnson, que mudou de tática depois de ser infectado ”, disse Veloso, que saiu de casa apenas uma vez desde que a epidemia começou – pelo nascimento de seu neto, Benjamin.

Ao final, Caetano faz um alerta. “Nossas florestas, nossas músicas, nossas peças e nossos filmes … estão sendo ameaçados por esse governo – e estão em processo de destruição. Mas, como um dos membros do grupo que produz música popular, posso garantir que estamos aqui – o Brasil está aqui”.

Escrito por Caian Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chris Flores critica show de Jorge e Mateus em hotel de luxo: "Irresponsáveis". Foto: Divulgação

Chris Flores critica show de Jorge e Mateus em hotel de luxo: “Irresponsáveis”

Após Madonna compartilhar seu vídeo, Marina Silva de Manaus ganha tratamento em clínica de SP! Foto: Instagram

Após Madonna compartilhar seu vídeo, Marina Silva de Manaus chega em clínica de SP para tratamento!