in

ByteDance compra fabricante de óculos de realidade virtual

A aquisição foi da Pico, terceira maior fabricante de óculos VR (Virtual Reality) do mundo

Foto: Reprodução/Instagram

A ByteDance, dona do TikTok, comprou a terceira maior fabricante de óculos VR (Virtual Reality – Realidade Virtual) do mundo, a Pico. A aquisição vai bater de frente com os lançamentos da Oculus, do Facebook, que hoje domina o mercado global no segmento. De acordo com o The Verge, a notícia foi confirmada depois de rumores na semana passada publicados pela chinesa Nweon.

A ByteDance disse à CNBC em um comunicado que o “conjunto abrangente de tecnologias de software e hardware do Pico, bem como o talento e a profunda experiência da equipe, apoiarão tanto nossa entrada no espaço de RV quanto o investimento de longo prazo neste campo emergente. Estamos otimistas quanto ao futuro da RV e seu alinhamento com nossa missão”.

Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com a publicação, a Pico é conhecida por sua linha Neo de headsets de realidade virtual autônomos, mais recentemente o Pico Neo 3. Ele atende a consumidores e clientes profissionais e, de acordo com um relatório da IDC de junho, estima-se que a empresa seja é a terceira maior fabricante de fones de ouvido VR, seguindo a subsidiária do Facebook Oculus e a empresa chinesa DPVR.

Leia mais:

Enquanto o Neo 3 voltado para o consumidor é lançado exclusivamente na Ásia, o Pico está lentamente expandindo seu mercado, com o Neo 3 Pro e o Neo 3 Pro Eye prontos para serem lançados na América do Norte e na Europa.

Ainda de acordo com o The Verge, parece ser improvável que a tecnologia da Pico se misture com o serviço do TikTok em um futuro próximo. Também não está claro como a aquisição pode afetar os planos de lançamentos dos produtos já previstos pela empresa de tecnologia.

A empresa tem evitado até agora a competição direta com a Oculus – que domina o mercado global de RV, mas não opera na China. Mas com o Facebook intensificando sua investida na RV, a Apple supostamente se preparando para entrar no mercado e a Sony preparando um seguimento para seu fone de ouvido PlayStation VR, com a aquisição a ByteDance está sinalizando que também está interessada no espaço.