Em outubro do ano passado, a Hybe Corporation confirmou que o BTS estava parando de fazer músicas juntos para honrar suas obrigações militares. No entanto, a empresa pediu a seus acionistas que não se preocupassem.
De acordo com o Music Business Worldwide, o plano da Hybe durante o hiato militar do BTS era duplo: Construir o que a empresa coreana chamou de estratégia ‘multi-label‘ que desenvolveria novas superestrelas fora da banda, e contar com os lançamentos solo de membros do BTS, como Jimin, Jin, Suga e Jungkook, para satisfazer os fãs até que o grupo se reúna em 2025 .
No entanto, este plano, apresentado pelo CEO global da Hybe, Jiwon Park, não tranquilizou totalmente os acionistas da companhia, que negocia na bolsa de valores da Coréia desde outubro de 2020.
O plano que Jiwon Park apresentou sobre a Hybe depois de divulgar o hiato do BTS atingiu a mínima histórica, caindo para 109.500 KRW (R$ 4.179). Isso significa que caiu quase um quarto do pico de preço das ações de todos os tempos da empresa para 400.500 KRW (R$ 15,287) em novembro de 2021.
Confira o impacto que o hiato do BTS poderia ter nos negócios mais amplos da Hybe, segundo o MBW:
- De acordo com o CFO da Hybe, Lee Kyungjun, o terceiro trimestre de 2022 da empresa em novembro, o BTS estava a caminho de contribuir entre 60% e 65% de todas as receitas anuais da Hybe em 2022;
- Em fevereiro deste ano para analistas na chamada do quarto trimestre de 2022 da Hybe, Lee Kyungjun estimou que “o BTS ocupou cerca de 40% de toda a receita” da empresa naquele trimestre.
Leia Mais:
- BTS: Veja a tradução de “SEVEN”, nova música solo de Jungkook
- BTS: Jungkook faz de tudo para reconquistar namorada em “SEVEN”
- Sabe de nada, inocente! Jungkook libera versão explícita de “SEVEN”
Na última sexta-feira (14), o lançamento de ‘Seven’, single de Jungkook, que conta com a participação do rapper Latto, foi um grande teste para a estratégia pós-BTS da Hybe em todo o mundo.
De acordo com dados do Spotify, o dia de estreia da faixa atraiu 15,995 milhões de streams globais elegíveis para gráficos. Isso foi o suficiente para torná-la a maior estreia de 24 horas para uma colaboração da história e o maior novo lançamento do serviço até agora este ano.
Segundo o MBW, os únicos discos de artistas solo que estrearam com uma contagem de streams para as paradas do Spotify maior nas primeiras 24 horas são:
- Easy On Me de Adele (19.750 milhões de streams – 15 de outubro de 2021)
- Anti-Hero por Taylor Swift (17.390m streams – 21 de outubro de 2022)
- Lavender Haze por Taylor Swift (16.419m streams – 21 de outubro de 2022)
- As It Was de Harry Styles (16.104 milhões de streams – 1º de abril de 2022).
Ao lançar ‘Seven’, Jungkook também está fazendo um trabalho impressionante em manter sua popularidade: em seu segundo dia no Spotify, no sábado (15), acumulou 13,480 milhões de streams globais qualificados para as paradas; já no terceiro dia, no domingo (16), garantiu 11,610 milhões , segundo dados oficiais do Spotify Charts.
‘Seven’ foi produzido por Andrew Watt e Cirkut, que também são creditados como co-escritores da faixa ao lado de Jon Bellion, Latto e Theron Thomas.
O impacto instantâneo de ‘Seven’ no preço das ações da Hybe
Ainda segundo o MBW, as ações da Hybe atingiram a mínima de 109.500 KPW, o equivalente a R$ 4,1796, na dissolução do BTS no ano passado, em outubro. Já na sexta-feira (14), o preço das ações da empresa chegaram em 256.500 KPW, ou seja, R$ 9,7906— mais que o dobro do preço da baixa histórica.
O MBW aponta que, no fim de semana, os investidores da Hybe estariam observando de perto o desempenho de Jungkook com ‘Seven’, um indicador chave para saber se a estratégia pós-BTS da companhia poderia continuar dando certo.
O que se sabe é que o preço das ações da Hybe subiu 3,12% na segunda-feira (17) na Coréia, subindo para 264.500 KRW, o equivalente a R$10,096 Como resultado, em termos de capitalização de mercado, a companhia vale 11,02 trilhões de KRW (R$ 41.987 trilhões), de acordo com o Google Finance.
Em outras palavras, o aumento de 3,12% no preço das ações na segunda-feira (17), inspirado pelo sucesso inicial de Jungkook com a faixa ‘Seven’, adicionou aproximadamente US$ 260 milhões (R$ 1.255,696 milhões) à avaliação de valor de mercado da Hybe. O preço das ações da companhia subiu 56,05% .
Outras influências musicais na recuperação do preço das ações incluíram a performance da faixa ‘Seventeen’, da Hybe, que em maio vendeu 4,5 milhões de cópias de seu último álbum em sua primeira semana.