O BTS tem dado várias entrevistas para promover o álbum “BE” e o integrante j-hope contou para a revista Weverse sobre a inspiração por trás da música “Dis-ease”. Ele assina a composição junto de RM, SUGA e Jimin.
j-hope explicou que gosta de começar a criar as músicas pelo refrão, mas com “Dis-ease” o refrão não parecia correto. “Parecia animado, mas eu pensei que o tema geral não deveria ser muito divertido. A vibração otimistanão refletia como eu me sentia”, lembra o rapper.
“Dis-ease” é “disease” – doença em inglês. O tema da música, portanto, não é levinho. Mas a justaposição entre a batida e a letra interessou j-hope. “Quando o tema se une à batida, é como se a música estivesse tentando se superar e ficar positiva”, reflete. Para incrementar, ele salpicou “scratching” e “bbyap bbyap bbyap” no refrão.
Inspiração veio da relação com o trabalho no BTS
A inspiração para a música vem da relação de j-hope com o trabalho. Uma parte da música diz “mesmo que eu grite, estou faminto por conquistas todos os dias”. “Então comecei a pensar ‘ahá! Seria melhor chamar essa música de ‘Dis-ease'”, conta j-hope.
Há uma constante insatisfação. j-hope lembra que, quando o BTS estava encarando a intensa agenda de trabalho, ele dizia que precisava de uma pausa. Quando veio a quarentena, por conta da pandemia do coronavírus, sua sensação era apenas de “quero trabalhar”.
“Antes da pandemia, eu estava ocupado demais até para pensar sobre o trabalho”, desabafa. Ultimamente, ele entende melhor sua relação com o ofício. Diz que o trabalho é “uma espécie de patinho feio”: lhe dá uma energia boa, mas ele também precisa se recarregar para enfrentá-lo.
j-hope se sente “vivo” ao trabalhar” e fica ansioso quando tem que parar. A ideia de “Dis-ease” era expressar essa dualidade. O que ele mais gosta nesta faixa é como conseguiu expressar o que estava na sua cabeça “de maneiras bonitas, mesmo os sentimentos de tristeza e depressão”. “Normalmente não expresso esses sentimentos, mas desta vez quis tentar”, conclui.