(Foto: Reprodução / Twitter @bts_bighit)
in ,

BTS: Grupo explica o conceito de ‘BE’ e fala sobre o sonho de indicação ao Grammy

O BTS acaba de lançar o seu álbum “BE”, que chegou acompanhado do clipe e single “Life Goes On”. Em uma entrevista coletiva cedida logo após o lançamento, os meninos do grupo contaram detalhes do processo criativo e explicaram o conceito do projeto.

Fato é que os projetos do BTS foram fortemente afetados pela pandemia da covid-19. Além de terem cancelado a turnê mundial que fariam ao longo de 2020, os sentimentos aflorados pela pandemia se refletiram no álbum.

Em meio ao processo de produção, o grupo lançou o single #1 “Dynamite” e, com isso, se tornaram os primeiros artistas coreanos a alcançar o primeiro lugar na parada dos Top 100 da Billboard.

“Nós nos mantivemos o mais ocupados possível. Este álbum está em construção desde antes de ‘Dynamite’. Trabalhamos nele durante as promoções. O que é único desta vez é que tentamos compartilhar o máximo possível do processo de produção (…) Revelamos aspectos do processo por meio de vídeos ou transmissões ao vivo. Esses detalhes geralmente são mantidos sob um véu. Felizmente, os ouvintes podem mais tarde pensar consigo mesmos: ‘Ah, então é assim que isso foi feito.’ ”- disse RM 

LEIA MAIS: 

Novo álbum do BTS bate recorde e vende 1 milhão em 30 minutos

BTS leva a melhor e domina iTunes EUA em dia de lançamentos

O Conceito

De acordo com um artigo publicado pela Soompi, “BE” pretende ser a página de um diário. Em tradução livre, “Ser”, é uma palavra que fala sobre existência e seu significado aberto ajuda o grupo a comunicar a sua história, pensamentos e aspirações de uma forma honesta.

“Life Goes On”, faixa-título do projeto, é uma mensagem de esperança e conforto em meio ao caos. A frase que dá nome a canção inspirou o discurso do grupo na Assembleia Geral da ONU.

“A música tem as mesmas raízes de‘ Dynamite ’. Nós, como um grupo, sempre começamos questionando que tipo de história podemos contar naquele momento. ‘Dynamite’ era uma música boa para afastar todas as vibrações negativas durante o verão. (…) Life Goes On ’tem um pouco mais de peso, mas oferece uma fonte de conforto gentil e genuína. Pode parecer óbvio de certa forma, mas tentamos interpretar a dura verdade à nossa maneira. ”, completou RM.

Produção

Um dos grandes diferenciais do “BE” em relação a outros projetos foi a participação dos integrantes no processo de produção do álbum. Jimin, por exemplo, assumiu o papel de gerente do projeto musical.

“Eu me tornei o gerente de projeto seguindo a sugestão de Suga. Não é um papel extremamente significativo, eu apenas compilei as opiniões dos membros e as entreguei à nossa gravadora, enquanto transmitia as ideias da gravadora aos membros. ” , explicou.

(Foto: Reprodução / Twitter @bts_bighit)

Ele explicou como surgiu o tema da faixa-título:

“Enquanto estávamos discutindo o tema do álbum, uma frase-chave que surgiu foi ‘a vida continua’. RM falou sobre como a vida continua, não importa o que aconteça e como manter nossos modos de vida, apesar das mudanças ao redor nos. O resto dos membros achou que é possível e decidimos adotá-lo como nosso tema. ” Ele acrescentou: “A palavra‘ ser ’deixa espaço para interpretação. Achei apropriado para um álbum que engloba muitas histórias. ”

Cada membro do BTS foi responsável pela gerencia de uma parte do projeto durante o período de produção. Desde o conceito até o design, tudo tem a mão dos Idols.

 “Todo mundo já experimentou parar por causa do COVID-19. É frustrante e triste, mas incluímos essas emoções no álbum de uma forma honesta. Esperamos que muitas pessoas se identifiquem com ele, sejam consoladas e consolem os outros. ”, disse Jin

Apesar de refletir o contexto em que foi produzido, o álbum fica longe da tristeza dos últimos tempos como garantiu Jin.

 “Ainda assim, o álbum não tem apenas canções tristes. Há também músicas animadas que expressam esse clima de maneira única do BTS (…) Parece que o mundo parou, mas continua. Espero que todos possamos encontrar pequenas fontes de felicidade em nossa vida cotidiana. Vamos continuar e viver! ”

Grammy 

O grupo nunca escondeu o sonho de ganhar um troféu do Grammy. Na entrevista, Jin compartilhou que, após conquistarem o primeiro lugar na Billboard com ‘Dynamite’, o prêmio é o próximo passo. O membro falou da expectativa do BTS pela indicação. O anuncio dos artistas que concorrerão ao gramofone de ouro acontecerá na próxima terça-feira, dia 24:

“Seria uma mentira dizer que não estou nem um pouco nervoso. Cada vez que somos questionados sobre nosso próximo objetivo, respondemos que seria ganhar um Grammy. Estamos ansiosos e entusiasmados esperando por 25 de novembro. Será ótimo se formos nomeados, mas também penso comigo mesmo, ‘E se não formos nomeados?’ Ouvi dizer que os nomeados serão anunciados ao amanhecer. Acho que vamos ficar acordados. ”

J-Hole também se mostrou animado: “Acho que vou chorar se ganharmos um”, acrescentou.

 

 

Escrito por Douglas Françoza

Convidamos Spartakus para entrevistar Amy Lee, do Evanescence, e... foi emocionante!

Em conversa com Spartakus Santiago, Amy Lee conta tudo sobre a nova era do Evanescence

BBC: Cardi B tem a melhor música do ano em lista com Miley Cyrus, Lady Gaga e Harry Styles. Confira!