O BTS chegou lá! O grupo de K-Pop conseguiu seu primeiro nº1 nos Estados Unidos, com seu primeiro single em inglês, “Dynamite”. A música estreou direto no topo da Billboard Hot 100 nesta semana. O anúncio foi feito pela Billboard nesta segunda (31/8).
“Dynamite” destronou “WAP”, o sucesso da Cardi B com a Megan Thee Stallion, que ficou duas semanas na liderança. Com isso, o BTS se tornou o primeiro grupo sul-coreano a chegar ao 1º lugar da Hot 100. Sua melhor posição na parada até então havia sido o 4º lugar com o single “On” em março.
Números impressionam
Os números da semana de lançamento de “Dynamite” nos Estados Unidos são impressionantes. A faixa ultrapassou 33,9 milhões de streams, 300 mil cópias vendidas, e ainda contou com 11,6 milhões de “impressões” nas rádios (execuções x audiência).
Em comparação, “WAP” fechou a semana com 65 milhões de streams, 25 mil downloads e 18,7 milhões de impressões nas rádios. Cardi B diminuiu 10% em streams e 30% em downloads com relação à semana passada. Mas cresceu 13% nas rádios.
“Dynamite” lidera a parada Digital Song Sales da Billboard. Das 300 mil cópias vendidas, 265 mil são de downloads (as outras são de vinis e fitas K7). É a melhor semana de downloads de uma música desde setembro de 2017, quando Taylor Swift bateu 353 mil cópias digitais de “Look What You Made Me Do”.
Vale destacar que “Dynamite” é apenas a 43ª música em toda a história a estrear no topo da Billboard Hot 100. Mas é a oitava a fazer isso em 2020 – um ano marcado por esse feito.
A Billboard destaca que “Dynamite” ainda está tímida nas rádios americanas. O single subiu do 30º para o 20º lugar na lista das mais tocadas nas rádios pop. A rádio que mais apoiou a música tocou “Dynamite” 53 vezes em uma semana, segundo o site.