A Academia Brasileira de Cinema divulgou os dez filmes pré-selecionados para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2025. Entre os destaques, estão “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, aplaudido por dez minutos no Festival de Veneza, e “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, exibido no Festival de Cannes.
Confira a lista de pré-selecionados:
- “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles;
- “A Metade de Nós”, de Flávio Botelho;
- “Cidade Campo”, de Juliana Rojas;
- “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge;
- “Levante”, de Lillah Halla;
- “Motel Destino”, de Karim Aïnouz;
- “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum;
- “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini;
- “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges;
- “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião;
- “Vermelho Monet”, de Halder Gomes;
- “Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger.
Leia mais:
- “Excelente”, “incrível”, “estelar”: o que os gringos dizem sobre Fernanda Torres
- O que a imprensa internacional diz sobre “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles
- “Motel Destino”, novo filme de Karim Aïnouz, é bom?
A decisão final da Academia Brasileira de Cinema será anunciada em 23 de setembro. Nesta data, será anunciado o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na lista de indicados ao Oscar de melhor filme internacional. Cada país submete um longa-metragem.
O Oscar, por sua vez, divulgará sua lista completa de indicados no dia 17 de janeiro. A cerimônia de anúncio dos vencedores está marcada para 2 de março, em Los Angeles.
Brasil está fora do Oscar desde 2020
A última vez que o Brasil concorreu ao Oscar foi em 2020, com “Democracia em Vertigem” disputando a categoria de melhor documentário em longa-metragem. Mas o troféu foi para “American Factory”.
Com ficção, o Brasil concorreu pela última vez em 2016, ao disputar a categoria de melhor animação com “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. Já o cineasta brasileiro Carlos Saldana concorreu na mesma categoria em 2018, por seu filme “Ferdinand”, uma produção norte-americana.