O filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2024 é o documentário “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais fez o anúncio nesta terça (12/9).
(Foto: Divulgação)
“Retratos Fantasmas” teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, em maio, e passou também pelos festivais de Sydney e Munique. O longa-metragem chegou aos cinemas brasileiros, em circuito limitado, no fim de agosto. Recentemente, passou também pelo Festival de Toronto e pelo Festival de Nova York.
28 filmes estavam habilitados na disputa pelos votos da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais. “Retratos Fantasmas” derrotou os semifinalistas “Estranho Caminho” (de Guto Parente), “Noites Alienígenas” (de Sergio de Carvalho), “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha” (de Eduardo Albergaria), “Pedágio” (de Carolina Markowicz) e “Urubus” (de Claudio Borrelli).
“Retratos Fantasmas” conta a história do centro de Recife, no século XX, a partir das salas de cinema que movimentavam a população na época. Veja o trailer: