A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) divulgou o relatório ‘Music Consumer Insight Report’ 2018, que mostra o panorama do consumo de música em 20 países que, juntos, correspondem a 91,3% do total de música gravada de 2017.
Os aspectos gerais da pesquisa mostram que:
– Em média, os consumidores de música gastam 17,8 horas ouvindo música semanalmente;
– O que corresponde a cerca de 2,5 horas por dia;
– 86% dos consumidores ouvem música através de serviços on-demand de streaming;
– 75% dos consumidores utilizam smartphones para ouvir música;
– 50% dos usuários entre 16-24 anos, escolheriam streaming de áudio se essa fosse a única maneira de ouvir música;
– 38% dos usuários ainda fazem download de músicas;
– Entre os gêneros que as pessoas geralmente escutam, estão: Pop (64%); Rock (57%); Dance/Eletronic/House (32%); Trilha Sonora (30%) e Hip-Hop (26%);
– No Brasil, os gêneros que se destacam são: MPB (55%); Sertanejo Universitário (39%) e Samba/Pagode (34%);
– 27% do tempo total utilizado para ouvir música é utilizado em smartphones;
– 58% dos jovens entre 16-24 anos escolhem smartphone se a pergunta for “se você tivesse apenas um único aparelho para ouvir música”;
– 94% dos jovens entre 16-24 anos usam smartphones para música;
– Países da América Latina que mais usam smartphone para música: México (93%), Brasil (92%) e Argentina (89%).
Para os dados dessa pesquisa, foram entrevistadas 19 mil pessoas dos países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Holanda, Polônia, Rússia, África do Sul, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, com dados extras da Índia e China, entre os meses de abril e maio de 2018. O índice de confiabilidade dessa pesquisa é de 95%. Em breve, traremos mais dados, fique ligado!