“Born This Way” é mais um daqueles vídeos repletos de referências e que sempre precisaram ser repensados. Essa, na verdade, foi a ideia de Lady Gaga quando pensou o roteiro do clipe, que trata do nascimento de uma nova raça.
Para dar movimento a esses novos seres, GaGa escolheu a coreógrafa Laurieann Gibson, que em entrevista à MTV americana, comentou suas inspirações para o novo clipe da cantora. De acordo com ela, a primeira mensagem que recebeu foi de que seria sobre uma nova. “Então essas pessoas vão ter um jeito particular de andar. Algo meio esquisito.”, pensou a ela. No entanto, com a finalização do roteiro, Gibson entendeu que se tratava de uma raça dentro da nossa própria raça: “É uma nova raça mental”, explica. “Então eles não têm de andar engraçado”, disse ela sobre os valores apresentados no vídeo.
“Nascemos fora do útero. Há muita pressão para sermos diversas coisas”, comenta. “No clipe é tudo muito simbólico, já que é baseado na dança moderna: ela [GaGa] está fazendo [Martha] Graham. Ela está fazendo [Lester] Horton. Estas são técnicas de dança legítimas”.