Quase dois dias após o resultado das Eleições 2022, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), finalmente se manifestou sobre sua derrota nesta terça-feira (1/1). Sem mencionar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro fez um breve pronunciamento no Palácio da Alvorada, em Brasília.
LEIA MAIS:
- DEU PT! Artistas celebram vitória de Lula à presidência do Brasil!
- Em 1° discurso, Lula fala sobre união: “Não existem dois Brasis”
- Daniela Mercury canta na festa da vitória de Lula, na Av. Paulista
O presidente agradeceu os 58 milhões de votos que recebeu durante a corrida presidencial e citou as manifestações de bolsonaristas que acontecem em várias regiões do Brasil. Bolsonaro defendeu que atos pacíficos sempre são bem-vindos, mas que não podem se aproximar de ações que interpreta como da “esquerda“.
“Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim, no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são frutos da indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como: invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir.”
Apesar da derrota, Bolsonaro defende que o movimento da direita se fortaleceu nessas eleições. “A direita surgiu de verdade em nosso país, nossa robusta representação no congresso, nossa força dos nossos valores. Deus, pátria, família e liberdade.”
Jair Bolsonaro é o primeiro Presidente da República a não se reeleger. Mesmo sem mencionar a derrota para Lula, ele assumiu o compromisso de seguir o que é previsto na Constituição. “Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais. Enquanto presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição”.
Após o seu pronunciamento, o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou que dará início à transição de governo.
VEJA: Pronunciamento oficial de Bolsonaro após derrota para Lula. pic.twitter.com/3ce3ajx2OX
— POPTime (@siteptbr) November 1, 2022