A BMG anunciou nesta quarta-feira (19) que abandonará a distinção entre ‘linha de frente’, que é conhecida como novos lançamentos, e o catálogo mais antigo de gravações.
Em comunicado, a empresa disse que as gravações de catálogo mais antigas correspondem por até três quartos da receita na era do streaming e, por isso, integrará totalmente seus novos negócios de lançamento e gravações de catálogo. A BMG é a primeira grande do setor a adotar essa medida.
Leia Mais:
- Thomas Coesfeld é anunciado como sucessor do CEO da BMG
- BMG enfrenta processo por supostos royalties não pagos de ‘Uptown Funk’; empresa se pronuncia
- Halsey assina acordo global com a Editora Musical da BMG
O catálogo gravado da BMG reportará localmente de acordo com seu país de origem e, em seguida, globalmente por meio de Fred Casimir, EVP Global Repertoire, para todas as vendas fora do território proprietário, exatamente a mesma estrutura que usa para as chamadas novas gravações ‘frontline’.
“Os fãs de música demonstram diariamente que rejeitam o privilégio ultrapassado da indústria da música de novas músicas em detrimento de músicas antigas. Música é música independente de sua idade. Grandes artistas e grandes músicas não têm prazo de validade e acreditamos que é hora de a indústria da música refletir isso”, disse Hartwig Masuch, CEO da BMG.
“Não há nenhum grande segredo para o sucesso da BMG. Trata-se de nos envolvermos com as necessidades dos artistas e nos ajustarmos às realidades do mundo do streaming. Os catálogos de música de sucesso merecem o mesmo esforço, compromisso e paixão que as gravações mais recentes. Estou muito feliz em assumir a responsabilidade de comercializar o catálogo gravado da BMG”, declara Fred Casimir, EVP Global Repertoire.
Fred Casimir na BMG
Fred Casimir ingressou na nova BMG em 2009 como Diretor Administrativo do BMG Germany. Em 2012, se tornou EVP Continental Europe e, em 2018, assumiu o cargo de EVP Global Recordings e Presidente Continental Europe.
Sob sua liderança incluem projetos de Louis Tomlinson, 5SOS, Lenny Kravitz, Katie Melua, Conkarah, Bryan Adams, Rick Astley, Kylie Minogue e LP, bem como o desenvolvimento do negócio de filmes da BMG, incluindo o documentário de ‘David Bowie Moonage Daydream’ e o documentário de sucesso de Lewis Capaldi, ‘How I’m Feeling Now’.
O catálogo gravado da BMG inclui gravações premiadas de artistas como Black Sabbath, The Kinks, Motörhead, Rick Astley, Mötley Crüe, Kylie Minogue, Chris Rea e Nick Cave.