BMG e Universal Music Group anunciaram a formação de uma parceria sob a qual as empresas vão explorar uma série de iniciativas colaborativas para expandir oportunidades para artistas contratados pela gravadora alemã em todo o mundo.
O primeiro projeto desta parceria será transferir a distribuição de formatos físicos da música da BMG – incluindo vinil e CD para milhares de artistas assinados pela empresa – para a divisão de Serviços Comerciais do UMG, que opera em 60 países, cobrindo mais de 200 mercados.
Leia Mais:
- BMG adquire Editora UM e assina acordo exclusivo com Umberto Tavares e Jefferson Junior
- BMG assina parceria de gravação e edição com Jennifer Lopez
- BMG adquire participação na receita de gravações de Paul Simon
Segundo a BMG, espera-se que a transição de produtos físicos para UMG comece no segundo trimestre de 2024 e seja totalmente transferida até o final de 2024. Outras colaborações entre as empresas já estão em discussão, desde a exploração de posições compartilhadas em questões da indústria até a união de forças em áreas adjacentes.
“Nossa aliança com o UMG é um passo significativo para melhorar ainda mais nosso serviço aos artistas contratados pela BMG. Estamos muito satisfeitos com a parceria com o UMG, líder mundial em entretenimento baseado em música, no nosso próspero negócio de gravação física de música. Sua escala, tecnologia e compromisso prometem expandir ainda mais as oportunidades para artistas contratados pela BMG em todo o mundo”, disse Thomas Coesfeld, CEO da BMG, ao fazer o anúncio.
“A BMG trouxe uma nova visão para o negócio da música e esperamos fazer com essa parceria uma variedade de iniciativas para oferecer maiores oportunidades aos artistas e às nossas respectivas empresas”, disse Sir Lucian Grainge, presidente e CEO do Universal Music Group.
O catálogo de gravações do BMG tem cerca de meio milhão de faixas e o trabalho de artistas como Kylie Minogue, Jelly Roll, Lainey Wilson, AJR, Jason Aldean, Rick Astley, Black Sabbath, Buena Vista Social Club, Cro, 5 Seconds Of Summer, Max Giesinger, Andy Grammar, George Harrison, Iron Maiden, The Kinks, Dustin Lynch, Mecano, Mötley Crüe, Motörhead, Nena, Rita Ora, Louis Tomlinson e outros.
O negócio de música gravada da BMG triplicou suas receitas nos últimos sete anos, com artistas como Jelly Roll (Whitsitt Chapel), Kylie Minogue (Tension), Rita Ora (You & I) e Lainey Wilson (Bell Bottom Country) e com lançamentos de artistas como Jason Aldean, Jennifer Lopez, Chief Keef, Spiritbox e Mötley Crüe.