A BMG está acelerando os pagamentos para mais de 20.000 compositores nos Estados Unidos e no Reino Unido em contratos antigos, como parte de seu programa para garantir que clientes estabelecidos não sejam deixados para trás por mudanças no setor.
Isso significa que os compositores serão pagos dentro de 60 dias após o encerramento do período de royalties, em vez dos 90 dias especificados em seus contratos. As distribuições agora ocorrerão um mês antes do que antes, em 28 de fevereiro e 31 de agosto de cada ano.
“Os contratos definem termos mínimos no relacionamento entre as gravadoras e seus clientes, mas com muita frequência eles congelam no tempo, criando gerações de músicos em desvantagem. Pagar nossos clientes com mais rapidez faz parte de nosso programa mais amplo para fazer a indústria da música funcionar melhor para artistas e compositores”, conta Hartwig Masuch, CEO da BMG.
A maioria dos clientes editoriais do BMG, principalmente aqueles com contratos mais novos, já possui prazos de 60 dias. Essa mudança estende o benefício para a maioria dos clientes remanescentes, principalmente aqueles que assinaram contratos posteriormente adquiridos pelo BMG com empresas como Chrysalis e Cherry Lane.
“Esta atualização de serviço reafirma o compromisso do BMG em oferecer os níveis do século 21 de justiça, transparência e serviço aos compositores e artistas sempre que eles assinaram seus contratos”, revela Sebastian Hentzschel, CIO da BMG, que é responsável pelo processamento global de royalties.
Esta ação faz parte do programa do BMG para modernizar as práticas da indústria que o viram abandonar as deduções de embalagens em formatos digitais (beneficiando os artistas gravadores) e removendo unilateralmente a controvertida dedução de composições controladas (beneficiando os compositores).
As declarações de royalties, assim como todas as informações de royalties do BMG, são fornecidas por meio da plataforma myBMG, o aplicativo e site para dispositivos móveis líderes do setor do BMG, um portal único e completo para compositores e artistas.
Segundo a empresa, seu design “amigável”, desenvolvido pela equipe de tecnologia da BMG em consulta com uma equipe de clientes compositores, oferece percepções em tempo real e dados de período aberto, declarações para download; publicar análises de royalties por território, música, fonte e tipo de receita; registro de análise de royalties por território, produto e canal de distribuição.