in , , ,

Blogueira ganha cargo de coordenadora na Funarte após ter nomeação barrada no Iphan

Blogueira assume a coordenação da Funarte após ter nomeação barrada no Iphan (Foto: Reprodução/Instagram)

A blogueira de viagens Monique Baptista Aguiar ganhou cargo na Diretoria-Executiva da Fundação Nacional de Artes (Funarte) após ter sido indicada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Ela assumirá a função de coordenadora de Projetos Especiais e receberá salário de R$ 4.042,06.

Foto: Reprodução/Instagram

A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10/8). Entretanto, foi feita pouco tempo após Monique ter sido barrada pela Controladoria-Geral da União (CGU) para a função de coordenadora no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A justificativa para a exoneração foi o fato dela não ter ensino superior e não possuir experiência para o cargo.

Em nota, o Ministério do Turismo afirma que Monique Aguiar “cumpre os requisitos estabelecidos por lei para assumir a função e, portanto, está apta a assumir o cargo de coordenadora de projetos especiais, da diretoria-executiva da Funarte“.

Entre as exigências estão a realização de cursos de capacitação com carga horária mínima acumulada de 120 horas em escolas de governo em áreas correlatas ao cargo ou função para o qual tenha sido indicado“, finaliza a nota.

Contudo, a Funarte é ligada ao Ministério da Cidadania. Atua em todo o território nacional e é o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo.

Perfil pessoal deixa explícita as aspirações da nova coordenadora

Em seu perfil pessoal no Instagram, Monique Aguiar tem 33 mil seguidores e se diz “especialista no Turismo” e “protegida por Deus”. Além disso afirma ser a idealizadora do perfil @comolharturistico, onde afirma dar “dicas de passeios, cultura, gastronomia, hospedagem e eventos”, para pouco menos de 1.100 seguidores. Com apenas 29 publicações no perfil, a última atualização aconteceu em 20 de julho.

Pelo Instagram é possível ver detalhes sobre a vida privada e aspirações. Como por exemplo a publicação abaixo:

“Fique em casa e morra de fome, né? Fácil falar para quem tem a vida ganha. O desemprego, latrocínios, depressão, problemas cardíacos ignorados, câncer não diagnosticado, etc. Estão mantando mais que Covid. Você que incentivou o fique em casa, deveria admitir que o Presidente estava certo desde o começo. Faço das palavras da Carla Zambelli as minhas. Obs: Agora estou vendo muita gente que incentivou ficar em casa, saindo para trabalhar, graças a Deus por isso, acordou né! Volte aos trabalhos, tome seus devidos cuidados e se previna conforme as normas indicadas pelo ministério da saúde”, escreveu Monique Aguiar em seu post no Instagram.

Entretanto, o Brasil ultrapassou 100 mil mortes por Covid-19 no último fim de semana e está há quase três meses sem ministro da Saúde. E nem todo brasileiro tem o privilégio de ser nomeado a um cargo público.

Até o fechamento desta matéria, Monique Aguiar não se manifestou sobre a nomeação.