O single “Blinding Lights” de The Weeknd se tornou a primeira música a ultrapassar a marca de 4 bilhões de streams no Spotify, segundo um representante da empresa confirmou à Variety. A música ultrapassou “Shape of You” de Ed Sheeran e garantiu o título de “música mais transmitida de todos os tempos na plataforma”, superando a marca alcançada por Sheeran há pouco mais de um ano. Atualmente, além da liderança de “Blinding Lights”, The Weeknd possui o hit “Starboy” na sexta colocação do Top 10, com quase 2,5 bilhões de streams.
Leia Mais:
- Descubra quais são as apostas do Spotify para a música em 2024
- Após cortes de empregos, Spotify reduz ambições de emissões de ingressos
- Ritmos da América Latina crescem 28% anualmente no Spotify
- Redenção: The Weeknd bomba com música da série rejeitada “The Idol”
- The Weeknd no forró? Sósia faz versão ‘abrasileirada’ de “Blinding Lights”; veja o vídeo!
A Variety realizou uma projeção dos lucros obtidos com a faixa “Blinding Lights”, levando em consideração o mercado dos EUA – que possui um grande volume de usuários premium – o valor médio, por stream, varia entre US$ 0,003 e US$ 0,004.
Apenas em royalties de fonograma (gravação), o lucro obtido foi cerca de US$ 15,5 milhões e US$ 17,5 milhões. Já para os royalties autorais, a Variety projeta cerca de US$ 4,5 milhões. Por fim, o site visualiza que US$ 20 milhões foram pagos pelo single no principal serviço de streaming de áudio do mundo.
Além de Abel Tesfaye (The Weeknd) que é intérprete, compositor e produtor musical da faixa líder do Spotify, também assinam a composição: Ahmad Blashe, Jason “DaHeala” Quenneville, Max Martin e Oscar Holter. Os dois últimos citados, também estão presentes como produtores musicais do single. Entre as fontes envolvidas na faixa, estão: Republic Records, MXM Music, Universal Music Publishing e a Warner Chappell Music.
Embora os serviços de streaming geralmente não publiquem números compilados de streaming para todas as músicas, a celebração “Wrapped” do Spotify incluiu números totais de 2023 para vários artistas, incluindo Taylor Swift. De acordo com a Variety, os ganhos da artista apenas com o Spotify giraram em torno de US$ 130 milhões no último ano.