As meninas do BLACKPINK estão colhendo os frutos do sucesso de seu primeiro álbum de estúdio, o “The Album”. O grupo acaba de conquistar o certificado de um milhão de cópias vendidas.
O documento foi cedido pela Gaon Music Chart, a parada musical do país e que é associada ao Korea Music Content Industry Association – uma associação da indústria musical local, e representa um grande feito para grupos de K-pop.
Além de entrarem para o restrito grupo de artistas a atingirem a marca, o BLACKPINK se tornou também o primeiro ato feminino a ser certificado por um álbum com um milhão de cópias. Até então, apenas o BTS, EXO, SEVENTEEN e NCT tinham a certificação. De acordo com o site AllKPop, o disco de girlgroup mais vendido até então era o “Love” do S.E.S., lançado em 1999. Ele vendeu 760 mil unidades na época.
Outras conquistas do Blackpink
Mais conquistas do “The Album” do BLACKPINK
“The Album” do BLACKPINK foi realmente um estouro. Só na Coreia do Sul, o álbum bateu 871 mil unidades comercializadas. Outras 139,3 mil cópias foram vendidas nos Estados Unidos e na Europa. Uma curiosidade é que o grupo vendeu todas as 18.888 unidades da edição especial do vinil também.
Ao todo, “The Album” liderou o ranking de downloads do iTunes em 57 países no dia de seu lançamento. O disco também estreou no 2º lugar da Billboard 200, nos Estados Unidos, e no 2º lugar da parada britânica, quebrando novos recordes para girlgroups de K-Pop.
Explosão já em Junho
Foi em junho que o BLACKPINK começou a divulgação do álbum, com o lançamento do primeiro single, “How You Like That”. O clipe quebrou recorde de visualizações nas primeiras 24 horas, com 86,3 milhões de reproduções (o número depois foi superado pelo BTS). A música também foi premiada como Música do Verão no VMA, nos Estados Unidos. O BLACKPINK foi o primeiro girlgroup de K-Pop a ganhar um VMA.
Na sequência, vieram outros dois singles: “Ice Cream” (com Selena Gomez) e “Lovesick Girls”. O clipe de “Lovesick Girls” saiu no dia 2 de outubro, junto com o álbum. A música alcançou a vice-liderança na parada da Gaon, da Coreia do Sul, e o clipe já está com 209 milhões de visualizações.