Os artistas brasileiros BK´, Duquesa, Karol Conká e Oruam acabam de ser nomeados ao BET Awards 2024. Os dois primeiros fazem parte da lista de “Melhor Artista Internacional”. Já Duquesa e Oruam concorrem na categoria “Melhor Novo Artista Internacional”, com voto popular. Prevista para acontecer em 30 de junho, em Los Angeles (EUA), a premiação da Black Entertainment Television premia profissionais negros da indústria criativa.
LEIA MAIS:
- Cancelamento das turnês de Ivete Sangalo e Ludmilla gera especulações no mercado
- Violão de Marília Mendonça vira prêmio de rifa para o Rio Grande do Sul
- Women’s Music Event apresenta conceito e novidades da programação em 2024
A categoria em que BK’ e Karol Conká se encontram é composta neste ano também pelos nigerianos Asake e Ayra Starr, as francesas Aya Nakamura e Tiakola, as britânicas Cleo Sol e Raye, assim como os sul-africanos Focalist e Tyla.
Já a categoria “Melhor Novo Artista Internacional”, com Duquesa e Oruam, reúne ainda os nomes dos britânicos Bellah e Cristale, os franceses Holly G e Jungeli, a sul-africana Makhadzi e o nigeriano Seyi Vibez. As votações começam no dia 06 de junho com fim previsto no dia da premiação.
De acordo com a BET Voting Academy, Drake acumula o maior número de indicações, com sete, seguido por Nicki Minaj, indicada em seis categorias. Já nas duas categorias internacionais com a presença de brasileiros, o BET apostou numa estratégia de indicar, na maior parte das vezes, nomes duplos de cada país da diáspora negra.
O BET também anunciou a lineup para a noite de celebração. São esperados show de GloRilla, Latto, Muni Long, Sexyy Red, Shaboozey e Victoria Monét. Além de artistas do mercado fonográfico, a academia do BET premia profissionais que se destacaram na música, televisão, cinema e esportes. A lista geral de indicados conta ainda com Kendrick Lamar, SZA e J. Cole.
Em sua carreira, Karol Conká possui indicação em outra premiação internacional, a Worldwide Winner Awards, da BBC. Já BK’ foi indicado no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, Latin American Design Awards e Clio Awards. Duquesa e Oruam despontam neste ano no cenário internacional, como resultado do trabalho e visibilidade que tem construído no Brasil.
“Acho que ainda estou sonhando, parece que não é real. Estou feliz de ter sido indicada e reconhecida por um trabalho em que dei tudo de mim, assim como minha equipe. Só quero que a Duquesa de 2015 se orgulhe da Duquesa de 2024. É a superação da minha vida, uma conquista que eu ainda estou digerindo”, comemorou Duquesa.
Outros brasileiros que já foram indicados em categorias do BET Awards foram Mc Soffia, em 2018, MD Chefe, em 2022, L7NNON e MC Ryan, em 2023. Já artistas como a dupla Tasha e Tracie, e Djonga também já foram reconhecidos pela academia do BET, sendo indicados para o BET Hip-Hop Awards em 2022 e 2023.