“ICARUS“, o quarto álbum de estúdio do rapper BK‘, lançado em novembro de 2022, conquistou um prêmio de bronze na 70ª edição Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions – maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade –, na categoria de Design, com a criação de uma nova identidade de marca.
O projeto do rapper carioca também apareceu entre os indicados na shortlist de Entertainment for Music com o “Neo ICARUS” – resultado da parceria entre as agências AKQA e Cola.LAB. Juntas, elas foram responsáveis por criar todo o conceito que permeou a divulgação do disco, incluindo a parte visual da nova turnê e o clipe “Se eu não lembrar”, single que conta com a participação de Marina Sena.
Explorando espaços para além da música e mostrando uma nova perspectiva artística de BK’, “ICARUS” foi apresentado no Museu de Arte do Rio (MAR), por meio de uma obra de arte feita por Nikolas Demurtas — pintada a óleo — reinterpretando a tela de “O Voo de Ícaro”, de Jacob PeterGowy (1636 – 1638). Tal ação atraiu mais de quatro mil pessoas ao longo de três dias em uma ativação de realidade aumentada, na qual bastava mirar um aparelho celular para mergulhar no álbum.
Em recente entrevista ao POPline, BK’ afirmou que considera “ICARUS” o seu segundo álbum mais importante de sua carreira, atrás apenas de “Castelos e Ruínas” (2016). Aproximando o artista da música popular, o disco mais recente do rapper já soma mais de 100 milhões de streams nas plataformas de áudio, e teve sete de suas 13 faixas entre as 100 músicas virais do Spotify Brasil.