Os biógrafos Julio Maria e Chris Fuscaldo lançam uma série de podcasts para falar sobre os bastidores e os dilemas que existem por trás das grandes biografias. “Caçadores de Histórias – Por Trás das Biografias” está em todas as principais plataformas de streaming e possui sete episódios.
Os episódios trazem opiniões sobre as biografias de Ringo Starr, Ney Matogrosso, Ruy Castro, Pedro Mariano, Lira Neto, Bento Araújo, Odair José, Noemi Jaffe, Breno Silveira, Luiz Ruffato, Edinha Diniz, Mila Burns e Kamille Viola.
O jornalista Julio Maria, biógrafo de Elis Regina (‘Nada Será Como Antes’) e de Ney Matogrosso (‘Ney Matogrosso – A Biografia’), recebe a jornalista e doutora especializada em biografias Chris Fuscaldo, coautora do mais recente livro sobre Belchior, o elogiado ‘Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Passos de Belchior’, e autora de livros sobre Mutantes e Legião Urbana, para desvendar o trabalho dos biógrafos e debater o biografismo em sete episódios.
Leia mais:
- Spotify Podcast Ads: nova ferramenta de publicidade chega ao Brasil
- Young Royals: anúncio (da 2ª temporada?) será feito na quarta-feira
- O contador de histórias Dave Grohl fará apresentações ao vivo de sua autobiografia
Idealizado por Julio Maria, editado pela Elis Regina, com vinheta de abertura assinada por João Marcello Bôscoli e identidade visual de Adriano Araújo, a série traz novas discussões a cada capítulo: “A vida dos imortais” é sobre o difícil trabalho de se biografar lendas; “Autobiografia: toda a verdade segundo o próprio biografado”, passa pelas diferenças entre biografias e autobiografias; “Biografias romanceadas, realidade ou ficção?”, trata das liberdades de criação a partir de fatos biográficos.
Já em “Mulheres biógrafas e mulheres biografadas”, toca no machismo do meio artístico e literário; “Cinebiografias, fidelidade aos fatos ou entretenimento?”, analisa as adaptações de biografias feitas pelo cinema; e “Biografias coletivas, vidas de muitos”, debate a feitura de livros que narram a história de povos e movimentos artísticos.